[Ubuntu-BR] Programas de desenvolvimento de sites

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quinta Julho 13 23:06:51 UTC 2006

Em Quarta 12 Julho 2006 17:18, Helder Jefferson escreveu:
> Para desenvolver sites sofisticados no Windows costumam ser usados o
> Photoshop, Fireworks, Flash, DreamWeaver.
> Quais softwares livres bons que possua versão para Linux e Windows tem
> atualmente?
> O único que eu conheço é o Gimp pro PS, mas e o resto?
>
> vlw

Bem. Se existe algum FAQ da lista, acho que seria bom botarem esse link lá:
http://www.tatanka.com.br/blog/2005/05/como-ser-um-webdesigner-no-linux_03.html

O artigo não é muito profundo, mas é abrangente, uma espécie de guia rápido para iniciantes.

Ele ensina:

1 - Como instalar o ie6 para Linux (via Wine). Essa é quentíssima. Funciona melhor que o Mozilla para Linux nativo! Estável mesmo! e Não gasta tanta memória! Como prever o site no IE é essencial, esse capítulo é também.

2 - Editores de HTML WYSIWYG: NVU, Quanta Plus e Amaya

3 - Editores de HTML não-WYSIWYG: Eclipse, Bluefish, Scite e Kate

4 - Flash (recomenda usar Macromedia Flash via Wine)

5 - Usando diferentes navegadores simultaneamente

6 - Extensões úteis para o Firefox : ColorZilla, WebDeveloper, Aardvark, MeasureIt, Venckman, JavaScript Console, DOM Inspector, JavaScript Shell

7 - Manipuladores de Imagens: GIMP e Inkscape.

O site é escrito por alguém que desenvolve Web e tudo é baseado no ponto de vista do usuário. Vale a pena dar uma lida.

--
José Geraldo Gouvêa