[Ubuntu-BR] GLS³ e outros gerenciadores de arquivos baseados em tags

Diego Ernesto Pereyra diesphink em yahoo.com.br
Quinta Julho 13 04:11:13 UTC 2006

Há alguns dias instalei o f-spot, e ele fez maravilhas pela minha coleção de fotos, que era uma baderna _absurda_.
Conversando com um amigo sobre isso, ele perguntou se não haveria algo que fizesse a mesma coisa mas pelos arquivos de maneira geral, o sistema de tags para organizar arquivos e buscá-los depois é simplesmente fantástico demais para se limitar a fotos e músicas.

Encontrei algumas coisas na internet, mas os projetos mais promissores, foram estes:

 - leaftag: http://www.chipx86.com/wiki/Leaftag
   Parece possuir um sistema relativamente robusto para atribuir tags a arquivos, mas não consigo rodar de jeito algum sem obter erros, \c:

 - Relational FileSystem: http://relfs.sourceforge.net/Home.html
   Usa o FUSE e uma base de dados SQL para gerar um sistema de arquivos relacional, ainda não consegui testar adequadamente, estou trabalhando nisso, =D

 - GLS³: http://www.glscube.org/
   Me pareceu a solução mais amadurecida, porém dei um azar tremendo: baixei os sources, mas não tem makefiles nesse commit segundo eles, possivelmente pq estão tendo muito tráfego, o site foi parar no digg esses dias, segundo me contaram... ¬¬

Queria saber se alguém já andou pesquisando isso, ou ao menos se interessa. Se alguém conhece alguma alternativa, e não me importo muito com a tecnologia, usaria até os constantemente xingados atributos extendidos, só quero poder por tags em arquivos! =D

Abraços,
--
Diego "Sphink" Pereyra