[Ubuntu-BR] aptitude X apt-get

Thadeu Penna tjpp em if.uff.br
Segunda Julho 10 13:44:34 UTC 2006

On Sun, 9 Jul 2006, Thomas Gustavo Dietrich wrote:

> O item que mais me chamou atenção nesse texto, foi o 3:
>
> 3. o aptitude acompanha os pacotes instalados automaticamente:  Pare
> de se preocupar com a remoção das bibliotecas e pacotes de suporte
> não utilizados de seu sistema. Caso você use o aptitude para instalar
> tudo, o aptitude irá manter um registro de quais pacotes são instalados
> somente como dependências e removê-los quando os mesmos não forem mais
> necessários.
>
> Ótimo, ele resolve um velho problema que eu tinha com o apt-get.
> Quando instalo um pacote, ele instala as dependências, porém quando
> [...]

É pior que lorota: nunca aconteceu de você tentar usar o aptitude e ele
remover alguns pacotes alegando "que não está sendo usado" :(

NO seu caso, o melhor é usar o deborphan, neste eu confio.... Ele tem
opção para remover só as bibliotecas.

Thadeu Penna
Prof.Adjunto - Instituto de Física
Universidade Federal Fluminense
Ubuntu/Debian GNU/Linux i386,alpha,amd64