Re: [Ubuntu-BR] ex-mac fanáticos mudam para o Ubuntu

Olival Gomes Barboza Junior olival.junior em gmail.com
Sábado Julho 8 01:42:15 UTC 2006

Curioso como o Brasil vai na contramão dessas coisas . . . Fui
comprar um notebook dual-core. Para mim era importante comprar o
bicho pelos canais "oficiais", para poder contar com garantia, etc,
etc (sou meio conservador com essas coisas). Fiz uma  pesquisa no
mercado brasileiro e (pasmem) descobri q o notebook dual-core com
melhor custo/benefício e q rodava ubuntu documentadamente era . . .
um MacBook(!!!). Obviamente, não era o Pro, q tem dado ainda muitos
paus por aí (a Apple já lançou silenciosamente a 4a ou 5a geração do
sujeito). Era o MacBook q substituiu o iBook. Comprei um e estou
satisfeito. Falta agora arrumar tempo para particionar e colocar o
ubuntu dapper, mas estou confiante q não será nada demais em virtude
da qtd de how-tos sobre o assunto q eu encontrei por aí na internet...

Mas, veja bem, isso é só no Brasil mesmo. Lá fora temos dual-cores
HP, por exemplo, começando em pouco mais de US$500,00. Por aqui o
notebook PC mais acessível q encontrei foi (arghhh) o Positivo D75.
Depois de um test-drive rápido com o bicho em uma loja, descartei de
cara . . . O MacBook do mesmo preço oferecia A MAIS bluetooth 2+EDR
(3 Mbps), saída mini-DVI, combo DVD/CD sem a famosa bandeja (sim,
isso pode ser vantagem), câmera e microfone embutidos, entrada e
saída de áudio analógica/digital óptica, cpu dual core 1,83Ghz,
bateria de 6 células (no MacOS chegou a dar mais de 6 horas de
duração em uso leve - navegação web, e-mail, música e tal), controle
remoto, sensor de movimento, além do padrão, isto é, wifi 802.11g
(com uma antena muito boa), tela widescreen 13,3" (wxga), hd Serial
ATA de 60GB 5400rpm, 512 Mb RAM DDR2 667 Mhz (aqui eu já não sei se o
Positivo era igual, já q eles costumam colocar umas SO-DIMMs com
velocidade menor q o FSB - aliás, nem sei o FSB dos dual-core 1,6Ghz
- q era o caso do D75), etc e tal.

Ambos os citados acima custam R$4.999,00 em lojas
"normais" (Americanas, FNAC e etc). O notebook HP com configuração
mais próxima custa R$7.500,00, o Dell D620 na mesma configuração sai
por mais de R$7.000,00 tbém, o Asus WF saia por R$6.500,00, o Acer
mais similar (à venda no Submarino.com) era R$5.600,00, entre os q
encontrei. Lenovo (ex-IBM), nem se fala . . .

Acabei comprando o modelo "maiorzinho", com HD de 80Gb e CPU Dual
Core de 2 Ghz. Ficou faltando encontrar onde comprar memória pra ele,
pois 512 é muito pouco. Depois q eu conseguir colocar um dapper nele,
posto algo sobre...

[ ]s,

OJr.