[Ubuntu-BR] [soluçao] Para aqueles que tem uma multifuncional novas epson CX-4700/4800/5400/...

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quinta Julho 6 17:39:57 UTC 2006

O dapper/cups dá suporte integral a essas impressoras.

No entanto, achei nesta página da EPSON AVASYS :
http://www.avasys.jp/english/linux_e/index.html

drivers mais recentes para todo o conjunto da impressora incluindo o
scanner que funciona maravilhosamente bem.

O driver para impressora depois de instalado aparece na relação de
impressora autodetectadas autoentitulando-se "Photo Image Print" e ainda
não sei ao certo do que difere do driver do cups, eu imagino fidelidade
maior as cores fotograficas, mas ainda não testei.

O funcionamento do scanner é bastante interessante porque além de
instalar o backend para o xsane ele acompanha um programa chamado
"iscan" para a mesma tarefa.

Vou passar aqui um exemplo do que tive de fazer para ter minha
multifuncional CX-4700 funcionando :

1. Ir até página : http://www.avasys.jp/english/linux_e/index.html
2. Selecionar All-in-Ones e preecher os campos e selecionar o modelo de
multifuncional, no meu caso CX-4700.
Outros campos como *Distribution* eu coloquei "debian" e *Distribution
version* coloquei "Others", na realidade não existe pacotes .deb e vamos
ter que improvisar no proximo passo.
3. Na tela seguinte vai aparecer 3 secoes dedicadas a baixar um driver
para cups, lpr e scanner. Não é preciso dar atenção ao 'lpr' pois este
não é o sistema de impressão do ubuntu, então baixe as versoes .rpm do
driver para cups e scanner, a saber para mim foram estes :
	pips-scx4700-cups-2.6.3-1.i386.rpm
	iscan-2.1.0-1.c2.i386.rpm
baixe os readme, porque se no seu caso sair diferente voce terá para
onde olhar.
4. converta os pacotes de .rpm para .deb :
    sudo alien -kc *.rpm
    (ao inves de sudo pode usar tambem o fakeroot)

5. nao havendo nenhum erro no processo de conversão, vamos instalar :
sudo dpkg -i *.deb

6. reinicie o cups :
/etc/init.d/cupssys restart

7. Se voce for em Sistema->Administração->Imprimindo e clicar em
adicionar a impressora perceberá que uma tal de "Photo Image Print
System" na relação de impressoras detectadas, basta adiciona-la. Quando
abrir a relação de fabricantes escolha "Epson" e o modelo "CX-4700" e
haverá duas opcoes de drivers : gluten (fornecido pelo cups) e "Photo
Image Print System", como eu disse antes as duas são funcionais. Mas
ainda não imprimi fotos então não posso falar se há diferenças. No
entanto, um novo serviço chamado /etc/init.d/ekpd é instalado para que
esse serviço funcione corretamente.

8. A essa altura o scanner já estará funcionando sem nenhuma alteração
magica em arquivos de configuração, lsusb,... Mas recomendo que voce
instale alguns programas uteis como o xsane, leitor ocr e um plugin para
o gimp :

sudo apt-get install xsane sane saneutils
sudo apt-get install gocr-gtk gocr gimp2.0-quiteinsane

9. Seja feliz.

PS: Já conhecia a página EPSON AVASYS, porém até o mês passado ainda não
tinha drivers para essas multifuncionais mais recentes, no entanto, no
inicio desse mês, as coisas mudaram.