[Ubuntu-BR] Ubuntu x ATI Um briga que estou perdendo....

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quarta Julho 5 11:22:12 UTC 2006

Primeiro, faça um 'lspci' para descobrir que placa na realidade é a sua,
notebook embora saibamos que é uma radeon 9000, internamente ela tem
outro nome, e vai ser por esse outro nome que encontramos documentação.

Segundo, dá uma lida no RELEASE NOTES da ATI (na mesma página onde se
baixa os drivers), foi assim que descobri que os drivers para a placa
9100 IGP (tambem para notebook) não tinha aceleração 3D. Mas atenção não
é a placa que não tem 3D, é os drivers, tanto que no Windows ela é
perfeita (não tanto quanto a nvidia, mas é boa placa).

Minha experiencia com placas ATI não é das melhores, porém outro dia (já
faz um certo tempo) tive sucesso em usar um driver da ATI mais antigo,
pois com o ultimo (8.25.18) não conseguia aceleração 3D, a placa era uma
Radeon Express 200M e ainda por cima ir até a bios e ativar o suporte a
sideport+128M (notebook compaq).

Uma boa página recomendada é essa aqui :
http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu

[]'s e sucesso