[Ubuntu-BR] blog sobre o Dapper e o Amd64

Thadeu Penna tjpp em if.uff.br
Segunda Julho 3 14:11:34 UTC 2006

Jeronimo Zucco escreveu:

> Até onde eu sei, o Opteron possui dois canais a mais para comunicação
> entre os processadores do que o X2. Isso serve para que quando a placa
> mãe tiver mais de uma pastilha de processador (2 sockets), se tornando
> 4 processadores (2 cada socket), e cada socket se comunicando entre si
> sem usar o BUS compartilhado da placa mãe como na plataforma Xeon.
>
> Como uma imagem vale por mil palavras, segue:
>
> http://mooreslore.corante.com/archives/images/dual%20core%20opteron.gif
>
> http://www.composter.kiev.ua/images/reviews/xplaunch/opteron.gif

> [...]
Sim. Foi isto que escrevi: eu comparei um X2 com um dual-Opteron
single-core, portanto dois cores para cada. Ou seja, fiz uma comparação
do SMP com  o  dualcore  HTT.  Dependendo do  modelo do  Opteron (2xx ou
8xx) ele tem  dois ou três canais HTT. Eu estou tentando justificar o
custo-benefício dos X2, como a placa-mãe e memória são mais baratas,
vale a pena. Agora é claro que dois Opterons dualcore serão mais rápidos
mas o preço também sobe ;)

[]s

--
Thadeu Penna