[Ubuntu-BR] Compartilhamento de Internet

Eduardo Santana egssantana em yahoo.com.br
Quinta Janeiro 26 19:33:48 UTC 2006

Álvaro Justen - Turicas,

Das sujestões apresentadas fiz o seguinte:
Configurei o modem da telefonica como roteador, comprei um hab.
Tá funcionando e não preciso deixar micro ligado para a internet funcionar.

----- Original Message -----
From: "Álvaro Justen [Turicas]" <alvarojusten em gmail.com>
Sent: Thursday, January 26, 2006 3:05 PM
Subject: Re: [Ubuntu-BR] Compartilhamento de Internet

Eduardo,
Creio que você quer colocar as duas placas de rede no computador que
tem o Ubuntu, nele chegará o acesso à Internet. Então você deseja
criar uma rede ponto-a-ponto com o computador com WinXP e compartilhar
o acesso à Internet, certo?
Se for isso, você não precisa comprar hardware algum, muito menos
trocar as configurações de seu modem.
Supomos que a placa eth0 seja a que recebe o acesso à Internet e eth1
seja a da rede local.
O que você tem que fazer é configurar a rede ponto-a-ponto nos dois
computadores [eth1], para que um consiga enxergar o outro.
Você também precisará fazer com que o Ubuntu consiga acessar a
Internet através da eth0.
Depois disso, você terá que fazer com que o Ubuntu compartilhe o
acesso à Internet que chega na eth0 com a rede que está em eth1.
Sobre essas configurações eu não tenho total certeza de como são
feitas, então prefiro não arriscar. Mas adianto que na rede local você
terá que definir IPs fixos para cada máquina (ex: 192.168.0.1 para o
Ubuntu e 192.168.0.2 para o WinXP) e a máscara de sub-rede será
255.255.255.0 em ambas.
Sobre a configuração do acesso à Internet vai depender de seu tipo de
acesso, do seu modem etc.
Sobre o compartilhamento de acesso à Internet entre as duas placas de
rede, não tenho noção de como seja feito.
Acredito que procurando no Google você consiga mais detalhes.

--

Abraços,
 Álvaro Justen - Turicas