Re: [Ubuntu-BR] Pequenos incômodos

Fábio Koerich Ramos fabito.listas em gmail.com
Quinta Janeiro 26 12:01:16 UTC 2006

> dá um certo desânimo de ficar procurando a so-
> lução no Google.

antes de partir pro google, sugiro que busque no ubuntuforums.org
antes. encontro lá a solução pra grande maioria dos meus problemas.
aliás, essa é uma das coisas que mais tem me empolgado no Ubuntu:
bastante suporte e pessoas interessadas em simplificar, explicar e
ajudar nos problemas.

> * Como eu faço para que o CD seja desmontado e ejetado auto-
>   maticamente quando eu aperto o botão correspondente no dri-
>   ve? Aparentemente, o Ubuntu bloqueia a ação, mas eu me sin-
>   to bem mais a vontade com ela funcionando.

se bem me lembro, editando o arquivo /etc/sysctl.conf e adicionando a
linha  dev.cdrom.lock = 0 deve resolver isso.

> * Tenho tido alguns problemas de conexão. Algumas transfe-
>   rências são _extremamente_ demoradas, e muitas vezes te-
>   nho problema na resolução de nomes.

configuraste o servidor DNS direitinho ? tenta "pingá-lo" e ver se está ok.

> * Algumas janelas aparecem com a codificação correta, outras
>   com a codificação errada (caracteres acentuados, por exemplo,
>   aparecem completamente errado). Também tive um trabalhão pra
>   fazer o teclado funcionar com 'ç'. Obviamente, isso está li-
>   gado à configuração das codificações utilizadas. Como faço
>   para uniformizar isso?

sudo dpkg-reconfigure locales
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

configura a codificação direitinho... e depois, no xserver, configura
teu teclado.

tudo isso eu "aprendi" no ubuntuforums.org. perca bastante tempo lá,
pois vale a pena.

abraço,

fabito.