[Ubuntu-BR] Reinstalar GAIM

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quinta Janeiro 19 00:36:41 UTC 2006

Em Qui, 2006-01-19 às 00:21 +0000, Álvaro Justen [Turicas] escreveu:
> Olá,
> Cometi a besteira de instalar o GAIM 2.0.0 em cima da versão estável
> que tinha aqui, daí tentei desinstalá-lo [para instalar novamente] e
> vejam o que aconteceu:
> Preciso remover o ubuntu-desktop e xubuntu-desktop só porque quero
> tirar o gaim? :-(

Acho que foi isto que o Lício Fernando quis dizer com:

O aptitude  é *inteligente* então ele faz  o que quer!
O apt-get na sua ignorancia faz o que você quer!
Então use o apt-get!

O aptitude considera "suggested" e "recommended" como dependências! Eu
me surpreendo que ele não tenha te mandado desinstalar o X (já que o
Gaim "depende" do X ...;))

Use o apt-get e veja o que vai acontecer!

[jose em snail: ~]$ sudo apt-get remove gaim
Password:
Lendo Lista de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências... Pronto
Os pacotes a seguir serão REMOVIDOS:
  gaim
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 1 a serem removidos e
0 não atualizados.
É preciso fazer o download de 0B de arquivos.
Depois de desempacotar, 2200kB de espaço em disco serão liberados.
Quer continuar [S/n] ?

RESUMINDO:

o aptitude é inteligente, portanto é bom para pessoas que não querem ter
de tomar todas as decisões -- ele não foi feito para, entre outras
coisas, desinstalar um programa isoladamente (embora eu reconheça que
ele seja melhor para atualizar o sistema).

o apt-get é burro, portanto é bom para tarefas de administração mais
específicas. É o ideal para quem sabe o que está fazendo. Se você quiser
ainda mais controle, use o dpkg mesmo:

[jose em snail: ~]$ sudo dpkg -r gaim
(Lendo banco de dados ...

(eu não terminei de desinstalar, lógico, porque não quero fazer isso).
Mas você viu como é diferente: o aptitude calculou o que você poderia
querer fazer, o apt-get faz o que você quer mas pergunta se você tem
certeza e o dpkg manda brasa e você que se exploda se estava enganado...

--
|   José Geraldo  Gouvêa   | Duas coisas ama o homem no mundo:  o perigo e |