[Ubuntu-BR] Onde estão os dados?

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quarta Janeiro 18 22:13:37 UTC 2006

Em Qua, 2006-01-18 às 15:32 -0200, Paulino Michelazzo escreveu:
> Pessoas,
>
> Possuo em uma máquina dois HD's de 40GB. Esta máquina sofreu um upgrade para uma que reconhece a
> totalidade da capacidade dos discos (anteriormente a BIOS somente reconhecia 32GB).

Você removeu o chip de limitação de capacidade? O HD está jumpeado
corretamente?
(Sei que são perguntas tolas, mas não custa perguntar...)

> Com o upgrade e a instalação do Ubuntu 5.10, estou sentindo falta de aproximadamente 30GB de dados
> que estavam em um dos dois HD's. Quando abro o fdisk, no segundo HD (aquele que não está sendo
> usado neste momento e creio ser onde estão os dados "sumidos"), ele me lista 4 partições de 512
> bytes cada e mais nada.

Você **tem certeza** de que não editou nenhuma tabela de partições neste
disco?
A entrada no /etc/fstab está apontando corretamente para o local onde
deveria estar a partição e as permissões estão certas?

Se o problema não for este, não há nada que eu possa dizer para ajudar.
Mas gostaria de deixar registrado para os usuários da lista a maneira
correta de usar um HD>32 GB em uma máquina velha sem ter de perder os
dados quando fizer o upgrade:

1 - Use o jumper limitador de capacidade quando instalar o HD na máquina
velha.
2 - Ao particionar o disco, não deixe que o particionador "encha" todo o
espaço disponível, especifique um tamanho para a partição que seja
inferior ao tamanho total que a BIOS "enxerga".
3 - Depois de instalado o disco e criada a partição primária, tente usar
o Gparted para criar uma outra partição na área vazia. Ele não vai
conseguir, é claro, e vai dar um monte de mensagem de erro, mas vai
marcar o restante do disco como utilizável: o Gparted enxerga a área
além de 32GB que a BIOS não enxerga, mas a formatação não dá certo
porque sem a BIOS não é possível o acesso físico ao disco.
4 - Agora você tem uma partição < 32 GB e uma partição "não gravada"
ocupando o restante do disco.
5 - Quando for fazer o upgrade, FAÇA BACKUP e retire o jumper que limita
a capacidade.
6 - Desmonte a partição que está no disco. Inicie o Gparted e crie
novamente uma partição ou mais ocupando toda a área livre do disco. Ao
fazer isto o Gparted vai cuspir de novo uma série de alertas
(relacionados à tabela de partição antiga ou ao formato do disco). Se
não for nada diferente disso, ignore e mande gravar a tabela.
7 - Se você tinha a partição primária montada (como o burro aqui.. ;-))
O Gparted vai lhe dizer que gravou uma tabela de partição em um disco
que estava em uso e que pode ter havido corrupção desta. Cruze os dedos,
beije seu santinho favorito e reinicie para ver que bicho que dá.
Provavelmente não vai ter problema nenhum.
8 - Crie uma pasta de montagem para a nova partição e configure o fstab
a gosto.

****FOI assim que eu fiz no meu computador e deu tudo certo, meus 17GB
de MP3 estão intactos!****
Compare com os passos que você seguiu, veja o que fez de diferente para
que, no caso de não conseguir resolver o problema, pelo menos saberá o
que fez de errado e poderá evitar da próxima vez.

--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>