[Ubuntu-BR] DNS

Jansen Carlo Sena jansen em comunidadesol.org
Quarta Janeiro 11 17:50:17 UTC 2006

Caro Jefferson,

o /etc/resolv.conf controla somente a biblioteca do sistema operacional
que consulta o servidor DNS. Esse certamente, você terá que alterar em
todas as máquinas que apontavam para o endereço antigo. Contudo, essa é
somente a parcela dos clientes DNS.

Para o servidor, você precisará alterar os mapas da zonas que você
estiver alterando o endereço IP. Em geral, quando implementado no BIND,
esse tipo de arquivo fica no diretório /etc/bind em distribuições com o
Ubuntu ou qualquer outra baseada no Debian e tem em seu nome comumente
algo como db.XXX. Entretanto isso não é obrigatório. O administrador de
sistemas pode escolher o nome que lhe convir.

Para descobrir o nome e a localização correta dos arquivos, você pode
consultar o arquivo /etc/bind/named.conf. Nele estão indicados na
diretiva "file" os arquivos de mapa de cada zona que seu servidor está
relacionado.

Abraço,

Jansen Sena
---