[Ubuntu-BR] Iniciar serviços no boot e rotas no Debian Sarge

KMS Comunicação e Marketing kms.publicidade em terra.com.br
Segunda Janeiro 9 01:46:20 UTC 2006

Olá pessoal, boa noite, tudo bem!?

Instalei em um servidor hoje o Debian Sarge, relutei bastante por isso, pois sempre fiz isso com o conectiva e
como qualquer hábito, dificil de mudar.

Confesso que estou impressionado com a facilidade e a rapidez e robustez do sistema, porém como toda mudança
vem junto as duvidas, vou coloca-las abaixo em topico para que sejam mais faceis de um possivel apoio, se nao
for a maneira correrta, por favor, me corrijam:

- Administração de serviços no boot=> No conectiva exixtia o comando ntsysv, onde era possivel selecionar tudo
o que se queria que iniciasse no boot ou nao, no Debian vi que nao existe esse comando, porem em uma breve
pesquisa, vi que existe algo como files-rc ou sysv-rc, porem nao me encontrei com isso, alguem sabe o que é e
como é ou ainda onde encontro algo onde explique melhor isso!?

- Sobre rotas no Debian=> Aqui nao é tanto pelo Debian, nesse servidor instalei um speedy home compartilhado na
rede como squid e sarg, até fiz funionar tudo mas quando inicio a maquina o comportamento está estranho,
preciso intervir manualmente para que tudo rode como deve. A eth0 é a placa com a rede interna e a eth1 é que
faz a conexão como modem do speedy e cria a interface ppp0. Acontece que ao iniciar ele cria uma rota para
eth0, onde isso impede a saida para interenet, tenho que baixa as conexões, subir a eth1 com sua conexao via
pppoe e depois subir a eth0, dessa maneira tudo funciona perfeitamente. Tem como fazer (e eu acredito que tenha
mesmo) isso de maneira automatizada!? Onde estou errando!?

- Sobre Firewall=> Aqui nem é tanto relativo ao Debian, mas como é a primeira vez que faço isso com o speedy
home fiquei na duvida, nas regras sempre coloco como interface de rede a ppp0 que é criada na conexão ou a eth1
que é quem faz o link com a conexão!? Eu deixei ppp0 e está funcionando bem... é mais para esclarecer mesmo.

Pessoal, perdoem a bilblia e se isso nao estiver correto, me avisem, ok!?

Qualquer ajuda é muito bem vinda...

Abraços e uma excelente semana a todos nós...

Cássio Rosas,