[Ubuntu-BR] Hub/Switch

Fabio A Mazzarino fabio.mazzarino em gmail.com
Sábado Janeiro 7 22:50:44 UTC 2006

 A questão é simples. Hj em dia existem basicamente 3 equipamentos pra
fazer 3 tarefas muito parecidas.

 1. Hub - esse é o bejamim. A rigor qq equipamento que ligue todos os
pontos da rede como se fosse um único cabo pode ser considerado um
Hub. Na prática esse equipamento faz muito mais doq isso.
 Por exemplo, detecção de de taxa de transmissão, a maioria faz isso,
tanto que vc liga placas de 10 Mbps e de 100 Mbps no mm Hub e cada
placa funciona na sua velocidade máxima.

 2. Switch-Hub - esse é bem mais que um Hub, mas nunca vi uma
definição formal sobre isso. Normalmente são hubs que analisam o MAC
Address para fazer um "roteamento", assim é possível pontos se
comunicarem dois a dois simultaneamente.

 3. Switch - isso é bem mais que Switch-Hub, tem ferramentas de
administração, NAS, e muitas outras coisas.

 Se vc for na Sta Ifigênia, naqueles boxes pequenos, qq um vai te
falar que Switch é aquele que ele tem lá, e que é baratinho. Mas se vc
for numa loja realmente séria ele vai te mostrar Switches de verdade,
e aí não vai ser R$ 100 ou R$ 200 que vai resolver.

 Hj em dia não compensa comprar hubs puros, os Switch-hubs são muito
baratos, praticamente não se encontra hubs puros, e por isso que os
boxes na Sta Ifigênia diz que não existe mais Hub.

 Pra saber oq é e oq não é eu recomendo dar um pulinho no site da 3com
e verificar a diferença de preços entre os modelos. Posso apostar que
a 3com não iria fazer mais caro só pra fazer bonito.

 Vou ver se acho alguma apostila.

 Fabio.