[Ubuntu-BR] Ubuntu + PostGressql

Daniel Elias daniel em jb0.org
Quinta Janeiro 5 12:30:33 UTC 2006

On Thu, 05 Jan 2006 08:14:19 -0200
Antonio Prado <suporte em antonioprado.eti.br> wrote:

> Willngton,
>
> Inicialmente, somente o usuário postgres, que é criado automaticamente
> na instalação, tem acesso a tais recursos.
>
> Logue-se como tal usuário e não deverá ter problemas.
>
> Antonio Prado.

Bom dia,

O Antônio Prado está correto.

Apenas para concluir o raciocínio, você deve logar como postgres
apartir da conta de root ou executar: sudo su - postgres . Porque
o root pode logar-se como qualquer usuário sem que seja necessário a
senha do usuário, e para evitar trocar a senha do usuário postgres
assim prejudicando outros serviços que dependem deste usuário, melhor
deixar a padrão.

Vale lembrar também que a política de administração ubuntista não cria
o initdb, ao invés disso são outros binários que desempenham
administração do postgresql. Para criar um usuário pode fazê-lo com o
*createuser*, para criar um banco *createdb* e para as demais operações
acredito que podes fazer logado no servidor através do pgsql.

Sinopse:

$sudo su postgres -c createuser *nome do usuário* (cria usuário)
$sudo su postgres -c createdb *nome do banco* (cria banco)
$sudo su postgres -c psql *nome do banco* (loga no servidor)

Espero ter esclarecido um pouco mais,

Um grande abraço,

Daniel Elias.