[Ubuntu-BR] Ubuntu travando num IBM ThinkCentre

Segunda Fevereiro 20 20:37:20 UTC 2006

Olá a todos.
Já postei isso no fórum, mas não tive resposta, portanto tento aqui.
É o seguinte:

Tenho um conjunto de 19 máquinas IBM ThinkCentre 2,8GHz, 512M RAM e dual
boot, com o Windows e um Linux: ubuntu 5.04, ubuntu 5.10 e fedora core 4.

Instalamos o Ubuntu 5.04 e tava funcionando até que bem nas máquinas, mas
quando entrava a proteção de tela (pelo menos é o que parecia) o sistema
ficava tão lento que não havia como funcionar mais nada. Só para se ter uma
idéia, fazer Alt+Ctrl+F1 e logar em uma sessão de terminal levava algo em
torno de 4min. Um top indicava 0% de uso da CPU. A gente dizia então que o
sistema "travava". Também acontecia se a gente deixava a máquina ligada de
um dia para o outro.
Isso acontecia sistematicamente em 2 máquinas (nas quais tinhamos o Ubuntu
5.04 instaldo). Em outras, com as mesmas configurações, mas  com o Fedora
isso não acontecia.
Depois instalamos o 5.10. Então passou a "travar" enquanto a gente estava
operando. De repente tudo ficava lento a tal ponto que só reiniciando o
sistema para liberar, assim do "nada".
Instalamos em outras máquinas e acontece a mesma coisa.
Então desinstalamos o ubuntu e instalamos o Fedora.
Show de bola, funciona redondo e nunca "travou".
Nas máquinas tem Windows e também funciona legal.

Alguém já passou por isso? Tem alguma idéia do que pode estar acontecendo?
No forum alguém havia me passado que poderia ser problema de memória. Está
descartado, pois funciona redondo com outro sistema operacional e mantém o
problema em outras máquinas: é alguma coisa com o ubuntu mesmo.
Note que temos o ubuntu instalado em uma máquina sem marca (destas montadas)
e o ubuntu não "trava", já no IBM...

Bem, gostaria muito de usar o ubuntu, mas por enquanto só posso ficar com o
Fedora, alguém poderia me ajudar com idéias para que eu pudesse encontrar a
causa do problema e buscar a solução?

André Cavalcante
Manaus, AM.