Re: [Ubuntu-BR] Tabela de Partições

Quarta Fevereiro 8 22:40:46 UTC 2006

Basicamente Ext3 é uma evolução do Ext2 e são compatíveis. O que Ext3 tem a
mais é o journaling, isto é, o log de transações no HD o que confere uma
maior confiabilidade ao sistema de arquivos.
ReiserFS é um sistema mais novo, que já nasceu com journaling.  Dizem que
trata melhor a fragmentação do disco.
Já informaram na lista que o Ext3 tem maior performance para arquivos
grandes e que o ReiserFS tem para arquivos pequenos (ou virce-versa?)
No fundo, para o usuário comum (doméstico) estas diferenças acabam não sendo
tão importante. Provavelmente as distros deste ano ou do ano que vem já
virão com suporte a sistemas de arquivos mais novos e mais seguros. O que
estou esperando é o suporte total ao NTFS.
O ruim é que a M$ tá preparando a entrada do WinFS para o versão posterior
ao Vista (já desistiram de colcar isso no Vista). Se cumprirem, aí complica,
porque este sistema de arquivos será tão fechado (terá criptografia cujo
algoritmo já está patenteado pela M$) que dificilmente será possível um
suporte open source a ele (mesmo que se consiga quebrar a criptografia
estaremos infringindo uma patente).
Maiores informações, no google ou com o pessoal SAFO da lista!

André Cavalcante
Manaus, AM.