Re: [Ubuntu-BR] Chegando agora e cheio de dúvidas.

Cláudio de Oliveira Pereira pclaudio2003 em yahoo.com.br
Segunda Fevereiro 6 06:20:22 UTC 2006

rics wrote:

>   3. Na documentação do Ubuntu fala que a conta root não existe no
>   sistema por motivos de segurança e que a gente deve usar o sudo para
>   executar operações de administrador. Porquê? Como é isso???

Rics,

A conta "root" existe sim! Quando você instala o Ubuntu, o sistema cria
a conta root com uma senha aleatória. Mas depois de instalado, você não
consegue usar a conta root por dois motivos: o primeiro é pq você não
tem como descobrir qual foi a senha criada aleatoriamente para o usuário
root e, segundo, o root por padrão não tem permissão de iniciar uma
sessão pelo Gnome. O do pq disso é bem simples: faz sentido você
utilizar uma conta de usuário com privilégios de administrador para
ficar lendo e-mails, navegar na internet, conversar com seus amigos via
Kopete, criar uma planilha no Calc, entre outros serviços do dia-a-dia?
Com certeza não faz sentido! Para esses propósitos, você pode utilizar
uma conta de usuário comum que não vai permitir que você faça
"besteiras" sem querer no sistema. A regra é bem simples: se for apenas
usar o sistema para tarefas do dia-a-dia, utilize o usuário comum. Mas
se tiver que fazer alguma modificação que exija privilégios de
administrador, então será necessário invocar o usuário root (ou qualquer
outro usuário que tenha os mesmos privilégios). No Ubuntu é utilizado o
comando "sudo". É bem simples! Por exemplo: se você quiser atualizar o
seu sistema, é preciso executar os comandos "sudo apt-get update" e
"sudo apt-get upgrade" nessa ordem. Mas se você for como eu que vive
fazendo modificações no sistema e não gosta de estar toda hora digitando
"sudo" antes de um comando ou de ter que digitar a senha várias e várias
vezes, basta alterar a senha do root e libera-lo para iniciar uma sessão
no Gnome.

Trocando a senha do root:
Sistema --> Administração --> Usuários e Grupos. O sistema irá pedir uma
senha. Coloque a senha que você criou para o seu usuário durante o
processo de instalação do Ubuntu. Na janela que se abrir, marque a opção
"Mostrar todos usuários e grupos" para aparecer todos na lista.
Selecione o usuário "root" e clique em "Propriedades". Crie uma senha
para o root e depois repita para confirmação. Pronto! Agora você já pode
utilizar o comando "su -" no terminal para alterar para o usuário root.
Permitindo ao root iniciar uma sessão no Gnome:
Sistema --> Administração --> Configuração de Tela de Início de Sessão.
Provavelmente irá pedir a senha denovo! Selecione a guia "Segurança" e
marque a opção "Permitir ao root iniciar uma sessão pelo GDM". Pronto!
Agora você pode sair da sua conta e entrar no Gnome utilizando a conta root.

Um abraço,

Cláudio de Oliveira Pereira