[Ubuntu-BR] CDRW X USB

Flavio Henrique Araque Gurgel fhagur em gmail.com
Sexta Dezembro 29 18:18:19 UTC 2006

Edison Gonçalves Ferreira Junior escreveu:
> Recentemente adquiri uma gaveta externa IDE/USB e coloquei um CDRW
> nela... pois bem... pra minha grata surpresa, não foi preciso de nada
> além do programa de gravação (K3B) para que o EDGY reconheça essa
> gaveta... meu problema é que eu consigo ler e até apagar o conteudo de
> um cdrw (claro que for só cdr, não vou conseguir apagar), mas o problema
> é que naum consigo é gravar cd nenhum... e o pior, não consegui nem
> identificar o erro... segue abaixo a depuração do k3b:

Podem ser duas coisas:
1) o cdrecord (no Debian é wodim) não está configurado como suid.
Utilize o programa de configuração do k3b que ele faz isso pra você.

2) o modo RAWRITE pode não ser possível via USB. Não tenho informações
sobre isso, verifique documentação ou google na informação.

Abraço!
Flavio.