[Ubuntu-BR] Qual a maneira correta de proteger um roteador wireless ?

Tiago Cruz tiagocruz em forumgdh.net
Quinta Dezembro 28 13:01:24 UTC 2006

On Thu, 2006-12-28 at 10:44 -0200, sirhamacker sir wrote:
> Olá pessoal,

Olá,

> No entanto, não percebi qualquer tipo proteção, não tive que no gnome
> especificar tipo de senha(ascii ou hexa) e no modem há dezenas de métodos
> diferentes de autenticação, qual devo usar ?

Use qualquer tipo de criptografia para começar, e faça também um filtro
de MAC-ADDRESS para que somente entre na sua rede quem seja autorizado
previamente por você, tenha a senha e conheça o SSID.

Chaves WEP funcionam muito bem no Linux e são possíveis de configura-las
em modo gráfico numa boa, tanto HEXA quanto ASCII _desde que_ elas não
contenham espaços. Por exemplo: A senha 'Tiago da Cruz' dá merda na hora
de fazer o parser no /etc/network/interfaces, é necessário a intervenção
manual no arquivo e colocar a senha entre aspas. Eu acho que abri um bug
sobre isso, mas o pessoal não se importou muito.

Chaves WPA são mais difíceis de quebrar do que as WEP's, mas não possuem
ainda no ubuntu uma forma gráfica de configura-las, embora exista por
exemplo no Mandriva.

> Mesmo que não tenha entregado o ESSID para o meu visinho, já é possivel ele
> estar navegando em minha conexão ?

Sim, para isso você deve ocultar seu SSID para que ele não faça
broadcast! :)

Para você brincar um pouco:
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/121/

--