[Ubuntu-BR] hd não monta após recompilar o kernel

Mikhail Koslowski mikhail.koslowski em gmail.com
Quarta Dezembro 20 11:58:05 UTC 2006

olá pessoal,

estou com um problema um pouco "estranho", já recompilei o kernel do
ubuntu algumas vezes e quando usava debian puro tambem e nunca vi
isso. (talvez pela falta de um bom entendimento eu possa ter feito
alguma coisa beem errada)

eu precisava de um patch em um modulo do kernel.
baixei o source do kernel 2.6.16, apliquei o patch, carreguei o
arquivo de configuração do meu kernel 2.6.15-27 para evitar ter que
reconfigurar tudo na mão e botei pra compilar.
após gerar os .deb do kernel e dos headers, instalei com o dpkg
normalmente. rebootei, recompilei os drivers da nvidia, e quando
entrei no sistema "pronto para usar" percebi que as 2 partições do meu
hd secundario não estavam montadas. (uma NTFS do windows e uma EXT3).
quando tento monta-las aparece a seguinte mensagem;

mk em mk-desktop:~$ sudo mount /dev/sda5
Password:
mount: /dev/sda5 já montado ou /media/sda5 ocupado

mesmo mudando o ponto de montagem a mensagem persiste.
bootei depois o kernel antigo (2.6.15-27) pra ver c ele acessava a
sda1 e a sda5, e de fato, acessava normalmente.

segue tambem a saida do comando "mount":

mk em mk-desktop:~$ mount
/dev/hda1 on / type ext3 (rw,errors=remount-ro)
proc on /proc type proc (rw)
/sys on /sys type sysfs (rw)
varrun on /var/run type tmpfs (rw)
varlock on /var/lock type tmpfs (rw)
procbususb on /proc/bus/usb type usbfs (rw)
udev on /dev type tmpfs (rw)
devpts on /dev/pts type devpts (rw,gid=5,mode=620)
devshm on /dev/shm type tmpfs (rw)
/dev/hda3 on /home/mk/mk type ext3 (rw)

obrigado desde já.