[Ubuntu-BR] GPT no Ubuntu Dapper

Adorilson Bezerra de Araujo adorilson em gmail.com
Segunda Dezembro 4 01:52:49 UTC 2006

Galera estou tentando compilar e instalar um interpretador para portugol, o
gpt[0], mas nao estou tento sucesso.

O ./configure rola legal, mas o make para no seguinte erro:

make[4]: Entering directory `/home/adorilson/uern/gpt- 1.0
/src/modules/parser'
antlr ./lexer.g
Running java antlr.Tool $* with /usr/share/java/antlr.jar appended to the
CLASSP ATH variable
ANTLR Parser Generator   Version 2.7.6 (20060511)   1989-2005
error: Token stream error reading grammar(s):
./lexer.g:54:31: expecting '"', found '?'
TokenStreamException: expecting '"', found '?'
make[4]: *** [PortugolLexer.cpp] Error 1
make[4]: Leaving directory `/home/adorilson/uern/gpt-1.0/src/modules/parser'

make[3]: *** [all-recursive] Error 1
make[3]: Leaving directory `/home/adorilson/uern/gpt-1.0/src/modules'
make[2]: *** [all-recursive] Error 1
make[2]: Leaving directory `/home/adorilson/uern/gpt-1.0/src'
make[1]: *** [all-recursive] Error 1
make[1]: Leaving directory `/home/adorilson/uern/gpt-1.0'
make: *** [all] Error 2

Acredito que seja problema de codificacao, pois falei com o desenvolvedor do
gpt e ele disse q, por enquanto, o gpt trabalha apenas com ISO 8859-1 e,
como vcs sabem, o Ubuntu usa UTF-8.

Tentei fazer a mudança de enconding com:
apt-get install localeconf
dpkg-reconfigure localeconf

Mas nao deu certo e meu sistema ainda ficou em ingles.

Se alguem quizer instalar ele aí, segue um how-to.

Compilacao do GPT no Ubuntu

Nota: os comandos iniciados com # devem ser executados com o root

1) Preparacao do ambiente
  1.1) Instalacao das ferramentas necessarias para compilacao
  # apt-get install antlr libantlr-dev libpcre3-dev gawk make g++
 1.2) No Ubuntu nao  é criado um arquivo antlr, e sim runantlr, estão
devemos criar um link
  # ln -s /usr/bin/runantlr /usr/bin/antlr
2) Compilacao e instalação. Depois de entrar no diretorio descompatado do
gpt
  2.1) $ ./configure
  2.2) $ make
  2.3) # make install
3) Testando se instalou corretamente
  3.1) # gpt -v
GPT - Compilador G-Portugol
Vers�  : 1.0
Website : http://gpt.berlios.de
Copyright (C) 2003-2006 Thiago Silva

Isso aí fiz no Kubuntu, com a diferença q instalei o kdebase-dev tb, embora
nao tenho consequido usar o gpt depois devido ao encoding ser UTF-8 e ele
soh reconhecer ISO 8859-1

[0] http://gpt.berlios.de/

--
Adorilson Bezerra
Email/Google Talk/MSN: adorilson em gmail.com