[Ubuntu-BR] Anti-Virus.....

José Alexandre Nalon nalon em terra.com.br
Quinta Agosto 31 19:07:50 UTC 2006

Olá!

Se eu entendi bem, você quer programas, rodando em Linux (através
de emulação ou não) que façam scan das partições Windows, procu-
rando spyware, vírus, etc. e limpando os arquivos ruins encontra-
dos, certo?

Há um pequeno problema em tentar fazer isso: a maioria das insta-
lações Windows hoje em dia usa sistema de arquivos NTFS, onde o
Linux não consegue escrever nem através de emulação, até onde eu
sei. Então, encontrar arquivos corrompidos acho até possível, mas
limpá-los eu creio que não. Ouvi há algum tempo sobre o desenvol-
vimento de uma biblioteca que permitia ler e escrever sistemas de
arquivos NTFS, mas não sei a quantas anda.

Se o sistema de arquivos for FAT, então não vejo impedimento. Mas
não conheço nenhum programa que faça isso (sinceramente, porque já
faz muito tempo que eu não uso Windows, então nunca precisei) >:)

--
José Alexandre Nalon
nalon em terra.com.br