[Ubuntu-BR] Estratégias de Backup

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quinta Agosto 31 17:23:01 UTC 2006

Olá, eu usava o sistema de fitas DAT (magneticas) com tapes de 24/40GB.
depois de algum tempo, passamos a usar discos de 120GB externos com
aquelas gavetas espetadas na USB.

O problema com as unidades de TAPE é que não compensava mais
arquiva-las, apenas de um departamento necessita disso e preferimo optar
por arquivar em DVD ainda que sejam 3 DVDs.

Uso 2 discos IDE com gavetas USBs, uma unidade para seg/qua/sex/domingo
e outra para ter/qui/sab, o script que criei monta a unidade e verifica
o disco colocado é o correto para aquele dia e se for positivo faz o
backup. O proprio script mantem os 3 ultimos backups e vai eliminando os
anteriores. Assim o disco é auto-reciclado :)

Pros e contas :
O disco-usb apesar de USB2 estrangula a performance, quando faço o
backup, alguns que tem acesso via SSH reclamam da tela lenta. Nao se tem
a ver com o kernel 2.4 (debian stable). Apesar disso funciona muito bem,
é rapido pá dedéu.

Os tapes do tipo DAT não recomendo, sao caros, e assim como os antigos
floppies desalinham com o tempo tornando menor a capacidade de
restauração do tape mesmo que ele tenha sido armazenado de forma
correta. Se for por esse caminho entao que sejam unidades
óptico-magneticas ou DLT. De forma alguma DAT.

[]'s e sucesso