[Ubuntu-BR] Emular 8086 (Adorilson Bezerra de Araujo)

Anderson Lizardo andersonlizardo em yahoo.com.br
Sábado Agosto 26 03:35:16 UTC 2006

> Vou estudar assembly na faculdade e a professora vai seguir o livro
> do
> Manzano[0], q tem seus exemplos baseados no Emu8086[1], o qual tb
> será usado
> em laboratorios.
>
> Bom,  procurando uma alternativa livre, encontrei isso aí:
>
> adorilson em cti5:~$ apt-cache search  8086
> bin86 - 16-bit x86 assembler and loader
> bcc - 16-bit x86 C compiler
> elks-libc - 16-bit C library and include files
>
> Instalei os 3 mas nao consegui nada.
> Alguem já usou isso aí? Tem tutorial?
> Alguma outra opcao livre?

É necessário ser 16 bits? Se não, você pode usar um dos seguintes
emuladores para x86 32 bits (que, se me lembro bem, também executa
código 16 bits, mas posso estar enganado :)):

qemu - http://fabrice.bellard.free.fr/qemu/
bochs - http://bochs.sourceforge.net/

Ambos estão disponíveis via apt-get.

Até mais,