[Ubuntu-BR] instalacao do Dapper Draker na Universidade federal do Rio de Janeiro

Thadeu Penna tjpp em if.uff.br
Quinta Agosto 24 17:16:14 UTC 2006

Og Maciel wrote:
> Caro Ivan,
>
> Estou repassando o seu email para a nossa lista de discussao, por
> tenho certeza que existem varias pessoas aqui que podem te ajudar
> melhor do que este pobre programador aqui. :)
>
> A principio pensei no caso de voce usar o Edubuntu, distribuicao
> especialmente criada para o setor de educacao.  Um de seus recursos
> que podem ser uteis para voces, seria o Linux Terminal Server que vem
> "inlcuido" no pacote.  Isso poderia te ajudar a criar varios thin
> clients que poderiam ser inicializados (booted) via um net boot (PXE
> [...]

Eu diria que o Edubuntu não seria a melhor escolha porque é mais voltado
às classes fundamentais. Em um curso destes, é bem provável que aja a
necessidade de processamento distribuído, cada um em sua CPU. Eu testei
várias opções para instalações em massa.
a) systemimager -> você instala uma máquina e copia a partição instalada
via rede, pode ser com boot remoto para as outras máquinas. Bom se as
máquinas tem o mesmo hardware.
b) fai -> bom se você só quer pacotes do ubuntu. Precisa gastar uns dias
configurando até ficar bom. USa disquetes, CDs ou boot remoto.
c) replicator (não sei porque não encontro mais no Dapper, mas tem no
Debian): a melhor solução (rápida e fácil). Instale uma máquina e os
arquivos são copiados para as outras. Com alguns poucos scripts é
possível instalar em hardwares diferentes, só usando o dpkg-reconfigure.
É possível ainda manter as máquinas atualizadas. Usa disquetes ou CDs.

Eu consigo fazer o replicator funcionar em um dia. O FAI já demora mais,
ainda mais se tiver software que não estão empacotados.

--
Thadeu Penna
Prof.Adjunto IV - Instituto de Física