[Ubuntu-BR] Atualizando p/ o Edgy

Thadeu Penna tjpp em if.uff.br
Quinta Agosto 24 14:13:50 UTC 2006

Repetindo o que já disse diversas vezes..

Lucas Arruda (llbra) escreveu:
> Lembrando tambem que o Debian e um projeto mais tecnico, que prefere prezar
> do lado de servidores, estabilidade do que do lado do Usuario.

Não, não é... Debian é um sistema universal, para servidores e para
desktops. Está na homepage do projeto. Me parece que você conhece e
gosta do Ubuntu, mas nunca usou o Debian.

> Ja o Ubuntu e um projeto mais novo, que preza mais do lado do Usuario. Nao
> to falando que ele nao e seguro, nem que nao serve pra servidores, longe
> disso, mas e simplesmente diferente.

Não, não é... Ubuntu é também para servidores, por isto lançou o LTS.
Também está na página do projeto.

Se você quer dizer que em servidores, é mais adequado instalar o Debian
que o Ubuntu, e que em desktops é mais adequado fazer o oposto, é
opinião sua, nem é a do Ubuntu, nem do Debian. Muitos dirão que o Ubuntu
 é o adequado pois tem certificação da IBM, por exemplo, o que o Debian
não tem e nunca terá (ver Contrato Social Debian em
http://www.debian.org/social_contract, em particular o item 3: "Nós não
esconderemos problemas"). Se você tem servidores em um grande empresa e
não quer usar rpms como Red Har e Suse, você tem que usar o Ubuntu.

> Mas vc insistentemente sempre acaba comparando um com outro.
> Sao projetos diferentes com diferentes niveis de maturidades.
> O Ubuntu esta melhorando nesse lado, mas nao eh o Debian.

Você insiste em dizer que o Debian é para servidores e Ubuntu para
desktop. Eu vou insistir em dizer que não é, citando as fontes oficiais.
Você insiste que são diferentes, por que eu não posso insistir que são
mais parecidos do que você pensa ?

> Sei que muita gente da Debian mete o pau no Ubuntu, mas nunca se consquistou
> tanto o usuario final e tb sao inumeras as contribuicoes mutuas e
> importantes para ambos projetos que muita gente nao valoriza.

Não é o meu caso, eu uso Ubuntu também e gosto,  mas não vou ficar
quieto quando ocorre algo que não gosto. O xserver da Debian instável
também está passando por dificuldades porque o time de desenvolvedores
colocou uma versão na instável sem ter passado pela experimental. Até
este dano se propagar para a estável, ou mesmo a testing, ia levar muita
 pancada.

Muita gente do Ubuntu mete o pau no Debian, dizendo que é atrasado e é
para servidores... eu não estou nem aí. Aqui na Física, já instalei
tantos Debians quanto Ubuntus. Não tenho dúvida em recomendar o Ubuntu
para qualquer laptop (inclusive o meu) ao invés do Debian. No meu blog
eu mostro como fazer um mirror do Debian e do Ubuntu, porque ambos são
semelhantes e me sinto à vontade com ambos.

Veja http://www.tuxmachines.org/node/8894 e o comment

So what they say is true...
Ubuntu is an ancient African word for "Can't install Debian".
:)

--
Thadeu Penna
Prof.Adjunto IV - Instituto de Física