[Ubuntu-BR] Projeto Ubuntu em Escritórios - Precisamos de Idéias

Paulino Michelazzo listas em michelazzo.com.br
Quarta Agosto 23 00:03:56 UTC 2006

Zé Vitor (posso chamar assim?), boas

Seu pedido de auxílio é muito bom e interessante mas nele, como para a
maioria dos "nerds" (não sei se o é, me desculpe), questões não
técnicas são esquecidas de uma forma retumbante. Asssim, tenho uma
única dica e que pode ser minha última. Ela não está relacionada ao
projeto em sí ou coisa do tipo, mas como ele está sendo apresentado.

Estive visitando a página do projeto e, como "não nerd" que sou,
confesso que me senti profundamente "fora d'água", ou seja, aquilo é
"coisa para inglês ver" e não para pessoas que querem "apoiar
Escritórios das mais diversas áreas a migrar para Softwares Livres,
Linux e Ubuntu". A página está simplesmente sem identidade. Não é nem
nerd o bastante para dar informações ao micreiro e tampouco é leve o
bastante para um idiota como eu aproveitar.

Um exemplo é a frase à seguir do primeiro programa:

"Será necessário habilitar os repositórios não oficiais para
instalação dos programas marcados com #. Use por sua conta e risco."

A visão do nerd:
"Eu não vou habilitar esta m... pq vai dar pau. Mas em compensação
posso ter os pacotes x,t,sdsd, s823bns, a1;sbn, no sistema que podem
fazer 278sn,s h23sn, 3hz.

Visão do imbecil "Paulino":
"Repositório seria aquela parte da camisinha que fica a p... depois
que t...? Mas se é por minha conta e risco, não vou não. Vai que esta
m...passa AIDS.

Visão do cara com um pouco mais de conhecimento de PT-BR:
Se é necessário habilitar para instalar, por quê é "por conta e risco" ???

OU seja, em uma única frase temos três visões que não levam à lugar
nenhum. Vamos mudá-la um pouco principalmente para atender o objeto da
mesma que é: "apoiar Escritórios das mais diversas áreas a migrar para
Softwares Livres, Linux e Ubuntu":

"Os programas estão em servidores chamados de repositórios que, quando
habilitados, são acessados com a ferramenta Synaptic, responsável pelo
donwload e instalação de cada um deles. Caso um programa não seja
encontrado ou instalado corretamente, clique aqui para informações
técnicas sobre sua utilização."

Nesta frase foi explicado o que é um repositório, o que é o Synaptic e
se o cara quiser ou precisar de maiores informações, ele tem onde
procurar.

Lembre-se que a página é "para leigos" e não para técnicos (pelo menos
esta é a minha visão da mesma). Se assim o é, se faz necessário uma
linguagem que o leigo entenda: nem muito técnica e tampouco muito
fraca. Informação no local exato e na hora exata, este é o segredo.

Desculpe-me se é a única dica que posso lhe dar e principalmente se
estiver ofendido com ela. A intenção não é ensinar português para
ninguém, mas sim como usar o português para os mais diversos fins.

É isso.

PS: Para aqueles que podem perguntar: "Ahhh por que você não faz?", a
resposta é: pelo fato que já tenho alguns projetos para tocar e sou
somente um. Se fosse dois, faria quatro vezes mais.

Abraços

--
Paulino Michelazzo
http://www.fabricalivre.com.br