[Ubuntu-BR] Permissão de Execução

Richard Fuchshuber richardfuch em yahoo.com.br
Terça Agosto 22 20:32:01 UTC 2006

 Olá,

> Pessoal,
> Tenho um script que quero que os usuarios tenham permissao de executar.
> Mas os comando que existem dentro do script são do root, tipo mkdir.
> Configurei o arquivo com permissao 711:
> chmod 711 criar_profile
> E depois rodei:
> chmod a+s criar_profile
> Ficando assim:
>
> -rws--s--x 1 root        users 521 2006-08-22 07:25 criar_profile
>
> Mas quando um usuario do grupo users executa o script ... Dá a seguinte
> mensagem
> bash: ./criar_profile: Permission denied

  Não funciona, pois bash script é _interpretado_. Então quando você roda
o script, é necessário carregar o interpretador, que irá _ler_ o arquivo e
executar as ações. Portanto, para scripts (bash, perl, php, etc) você
precisa da permissão de leitura.

  No caso de um programa compilado a permissão de leitura não é
necessária, pois o shell faria uma chamada ao execve() e o programa seria
carregado na memória, pronto para execução.

T+

Richard