[Ubuntu-BR] [Off-Topic] - Pendrive Kingston

hamacker sirhamacker em gmail.com
Terça Agosto 22 13:16:23 UTC 2006

Isso é configurável com uma opcao chamada async ou sync no modo de
montagem. Muitas distros preferem o modo async porque o próprio sistema
operacional baixa os buffers gradativamente a medida que o sistema de
I/O vai ficando ocioso e voce nem sente, parece que a gravacao foi
automatica.

No modo sync o pendrive fica mais seguro podendo ser retirado sempre que
a luz apagar, porém o sistema fica bem mais lento a medida que le/grava
nestes dispositivos USBs. Tem micros que até o mouse anda mais lento na
tela no momento que está gravando na unidade USB, portanto é mil vezes
melhor o modo async na minha opnião.

Eu tenho um pendrive da kingston acho que mais de 1 ano, é uma unidade
de 1GB e uso desse pendrive quase que exclusivamente no linux. Meu irmão
que usa apenas Windows comprou a 2 meses um pendrive kingston também de
1GB que era menor em tamanho que o meu e branquinho e já deu defeito. O
sistema dele travou, e ele resolveu retirar o pendrive enquanto o LED
estava piscando. Tentei recuperar o pendrive dele no meu sistema com
gparted, mount, cfdisk e por fim um formatador da HP para Windows e
nenhum foi capaz de recuperar. Essa foi a segunda vez que vejo  alguem
perder um pendrive, a primeira vez também foi Windows e pela mesma
razao, retirar o pendrive sem "remove-lo com segurança".

Portanto, é sábio nunca retirar o pendrive (especialmente no windows)
quando o dispositivo não for ejetado ou com o led piscando. Mesmo no
linux eu não arrisco, até mesmo porque o tipo de partição vfat é o mesmo
usado pelo windows.

[]'s