[Ubuntu-BR] Como instalar Ubuntu Dapper em um Macbook

Adilson Oliveira adilson em linuxembarcado.com.br
Quinta Agosto 17 02:28:07 UTC 2006

Olá.

Conforme prometido, segue meu roteiro de como instalar o Ubuntu Dapper
em um Macbook.
Antes de mais nada, uma advertência: apesar de ter funcionado comigo, eu
quebrei muito a cabeça e fiz muita besteira até acertar então, por via
das dúvidas, faça um backup dos seus dados antes de mais nada e não
venha dizer que eu não avisei. Vou tentar postar tudo hoje mas, caso não
consiga, amanhã eu posto o resto. Não vou entrar em muitos detalhes
pois, se você não sabe como atualizar seu Macbook ou instalar um
programa, este procedimento não é para você ;)

Fase 1) Preparar o Macbook.
No meu caso eu comprei um modelo básico de Macbook (core duo 1.83G, 512M
ram), branco (pra ser Mac *tem* que ser branco :) ), não sei se algo
aqui valeria para outro modelo, provavelmente sim mas não testei.
A primeira coisa a fazer é atualizar seu Macbook, ao menos o MacOS X.
Depois disso, baixe o BootCamp daqui http://www.apple.com/bootcamp/ e
use-o para preparar uma partição para instalar o Dapper.
Na sequência, baixe o rEFIt (http://refit.sourceforge.net/) e instale-o.
Este serve para criar o boot duplo.
Feito isso seu Mac está pronto.

Fase 2) Instalando o Ubuntu básico.
Insira o cd do Ubuntu e reinicie a máquina segurando a tecla "C" para
forçar o boot pelo CD. Importante: use o CD padrão, que roda como Live
CD. O alternate não funcionou comigo. Você vai notar que
Começe a instalação e, durante a partição do disco, escolha faze-la
manualmente. Apague a partição que você criou via bootcamp e particione.
No meu caso, deixei 30G para / (root) na partição 3 e o restante como
swap na 4. Não monte a "EFI System Partition". É importante que a
ethernet esteja conectada à internet pois vamos precisar dela, não só
para a instalação neste momento mas também para os passos seguintes.
Deixe a instalação continuar normalmente e na hora que o Grub for
instalado, vai haver um erro. *Isso é normal*. O Macboot usa EFI e não
Bios e o grub não sabe o que fazer. Para funcionar teremos que usar o LILO.

Fase 3) Preparando para o 1o boot.
Continue usando o CD a abra um terminal. Neste terminal faça:
sudo mkdir /mnt/ubuntu
sudo mount /dev/sda3 /mnt/ubuntu/
sudo mount -t proc none /mnt/ubuntu/proc
sudo mount -o bind /dev /mnt/ubuntu/dev
sudo chroot /mnt/ubuntu /bin/bash
e teremos um shell dentro da instalação que você acabou de fazer.
agora vamos instalar alguns pacotes:
apt-get install lilo lilo-doc linux-686-smp
O kernel 686 é para que os dois núcleos sejam reconhecidos. Isso não é
inteiramente necessário pois faremos uma kernel customizado depois mas é
legal :)
Atenção, a sequência agora é importante. Eu quebrei a cara algumas vezes
até me tocar disto.
Seja via liloconfig ou manualmente, ajuste no /etc/lilo.conf as entradas
de acordo com o kernel instalado, por exemplo:
boot=/dev/sda3
default=Ubuntu
map=/boot/map
delay=20
image=/vmlinuz
	initrd=/initrd.img
	root=/dev/sda3
	label=Ubuntu
	read-only
Agora abra um outro terminal (não faça nada mais no outro ainda) e rode
o parted. Nele (caso sua partição onde o Ubuntu foi instalado em
/dev/sda3) faça:
set 3 (aqui 3 é a partição)
boot
on
quit
Isso tornará a sua partição do Ubuntu inicializável.
Retorne ao terminal com o shell chroot e instale o lilo usando:
lilo -b /dev/sda3 (assumindo que a partição que ajustamos acima é esta,
claro).
Saia do seu ambiente chroot (exit) e desmonte as partições montadas
sudo umount /mnt/ubuntu/proc
sudo umount /mnt/ubuntu/dev
sudo umount /mnt/ubuntu
Feito isso, pode reinicializar.

Fase 4) Ajustando o rEFIt.
Você deve ser brindado agora com uma bela telinha do rEFIt com uma maça
e um pinguim mais algumas funções extras abaixo. Não entre no Linux
ainda! Escolha a opção "Partition Editor" e confirme o sincronismo entre
MPR e GPT. Retorne ao menu do rEFIt, escolha reiniciar e podedar boot no
Ubuntu Linux :)
Às vezes, o boot irá parar com um erro relativo ao ACPI. Isso é normal
neste kernel. Iremos depois compilar um kernel específico que resolve isso.

Fase 5) Primeiros ajustes.
O primeiro passo agora é rodar
sudo dpkg-reconfigure debconf
Escolha "dialog" e as opções padrão à seguir. Para ser sincero não me
lembro agora para que isso serve.
A instalação deve estar +- funcional. Vamos agora começar com os ajustes
específicos.

Fase 6) Ajustando o vídeo.
Se tudo correou bem, seu Dapper deve estar usando o driver de vídeo i815
mas com a resolução errada. Para acertar isso, habilite o repositório
universe e instale o 915resolution.

Ok, chega por hoje :)

Amanhã eu passo como compilar o kernel para parar o problema com APIC
(dica: adicionar NOAPIC no boot resolve mas o teclado e mouse ficam
impraticáveis), melhorar a rede sem fio e botar a câmera para funcionar.

[]s

Adilson.