[Ubuntu-BR] (off-topic) hardware compatível

roberto.blatt em gmail.com roberto.blatt em gmail.com
Quarta Agosto 9 11:39:52 UTC 2006

CAros Amigos: tenho que insistir no pedido, pois sou novato no linux e desde
que migrei já tentei usar 4 distros: debian, ubuntu, mandriva e agora
novell. Em todas tive problemas com minha placa-mae : Intel D101GGC com
chipset ATI (video ATI RADEoN X300) e audio REaltek onboard. Meus problemas
dizem respeito basicamente a aceleradora 3D e audio, principalmente no skype
e no gizmo.
Sei que há uma mobo intel D945 GTP que possui muitos drives para o novell 9,
mas estou a procura de opções: ou uma mobo que seja mais compatível com
debian e ubuntu,ou placas de som e video off.
Para se ter uma idéia o mandriva e o novell não funcionam quando dou um
reiniciar, tenho que desligar e ligar, pois instalei ou tentei instalar com
dual-boot ubuntu. Particionei assim:

hda1 = /boot 200 MB flag ligado - em tese para ser comum aos dois;
hda2 = swap - área de troca 1G;
hda3 = / do Ubuntu 10G;
hda4 = lógica;
hda5 = /home Ubuntu 50,8G;
hda6 = / 10G (raiz) do novell (atualmente);
hda7 = /home do novell 8G .

O mandriva não segura configuração de monitor e o novell linux desktop 9SP1
sequer reconhece audio, nem genérico e nem o video ATI consta da lista de
placas de video, ou mesmo o monitor AOC LM 722. Tentei novell e mandriva
justamente pela proximidade dessas empresas com a INTEL, mas nessa placa com
chipset ATI não dá certo.
No ubuntu cheguei a ter sinal do skype: ouvia razoavelmente bem, com
chiados, mas audível, porém o microfone não funfava.
Alguem sabe de dicas sobre dual boot?
Quanto ao hardware, não peço uma lista extensa de sugestões, apenas aqueles
que vcs usam ou sabem que têm boa compatibilidade, ou drives, etc. etc.
Grato.

--
Eis meu diário de leitura:

http://prototeorias.blogspot.com

o livro do momento é "Humano, Demasiado Humano",
do Nietzsche. Se você se interessa dê uma olhada
nos aforismas que selecionei e apresente suas
interpretações.