[Ubuntu-BR] Qual notebook?

hamacker sirhamacker em gmail.com
Terça Agosto 8 13:49:17 UTC 2006

Particularmente acho que não.
O desempenho das ATIs se deve aos hacks do directX, elas perdem muito
quando o jogo é openGL.

Mesmo no território do directx onde as ATIs são mais rápidas, a
qualidade dos graficos é inferior da nVidia. Nao muito tempo atras bati
boca com um colega de trabalho sobre ATI  versus nVIDIA e ele trouxe sua
placa de video uma ATI 1600XT e eu trouxe a minha nVidia 6600GT e
espetamos num athlon xp e o jogo escolhido foi prince of persia 3 (two
trhones) com gráficos e movimentos pesadissimos, meu colega sabia que
nao poderia usar um jogo OpenGL, porque openGL+ATI já conhecido dos
gamemaniacos.

Eu sábia que a placa de dele era muito mais rápida que a minha, mas
sabia tambem que no passado as especificacoes tecnicas da ATI sempre
foram melhores mas que apesar disso a da nVIDIA ofereciam melhores
graficos. E o que estava em jogo não era velocidade e sim qualidade dos
graficos, onde meu colega teimava, resultado, nVidia wins! Realmente a
placa da ATI era mais rapida custando uns 300 reais menos, mas a
qualidade meu colega teve de concordar foi pior. No jogo havia uns
elementos de tela como o reflexo da luz que passa por um vitral onde a
luz é distorcida e faz um efeito sob o chão de marmore e tambem muda
enquanto o principe corre passando em frente ao vitral, na placa da ATI
funciona direito, mas quando o principe corre os efeitos de luz que
aparecem no chao dao uma pausa, o principe pára e os efeitos em paralelo
retornam, quase não dá para perceber porque o jogo é de ação. No fim do
jogo, uns efeitos de dourados do vilao refletem luz enquando ainda estão
no ar, na ATI isso nao ocorre, é dourado o tempo todo.

A guerra ATI versus nVIDIA ainda vai perdurar por muito tempo, mas por
enquanto, mesmo no windows recomendo nVIDIA ainda que custem mais numa
especificação menor.