[Ubuntu-BR] Servidor X Desktop

hamacker sirhamacker em gmail.com
Terça Agosto 1 17:21:23 UTC 2006

Alguns odeiam a ideia de iniciar o servidor numa interface grafica
porque voce acaba pendurando servicos que podem comprometer o servidor
com arquivos extras, programas extras e sem nenhuma vantagem já que as
configuracoes do sistema são feitas todas editando arquivo texto no
vi+bash ?!

Dependendo da caracteristica do servidor, a interface gráfica - assim
como instalar compiladores- só atrapalha. Por exemplo, num servidor web,
impresssão e ftp  voce usaria a interface grafica para que ?

Agora imagine um servidor SQL com aquele front-end grafico que
simplificaria rodar scripts SQL localmente, backup, etc... a interface
grafica daria recursos como os pagers de tela, clipboard history,
paineis e um monte de xterminal abertos com tail -f em arquivo de log
com elegancia.

No caso do uso de interface grafica, NAO USE peso-pesados como kde e
gnome, coisas como automount/autorun, animacoes pulando na tela,... só
vão comer recursos e abrir brechas de segurança. Um simples applet de
relogio do gnome são 18M, o firefox facilmente passa dos 100M,
aplicativos kde (que usam o kdecore) facilmente estouram 100M, então não
confie NELES !!!

Outra coisa, back-ports, universe, multiverse, contrib... esqueça, em
servidores só o repositório oficial main já tá de bom tamanho.

[]'s