[Ubuntu-BR] Editor de fotografias

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Terça Abril 25 14:28:52 UTC 2006

Em Terça 25 Abril 2006 03:11, J. F. Mitre escreveu:

> Vejamos:
>
> XPaint -- Usa as bibliotecas nativas do X e possui muitos recursos, como

>  Eu instalei, abri o programa e fiquei uns 10 minutos tentando descobri
> como abrir a figura, aí eu consegui !!! (era questão de honra) mas não
> consegui fazer muito mais que isso (também não procurei no google ou
> outros). (Imagine, fiquei me sentindo um idiota!!!)

O menu principal só tem dois botões! "Canvas" e "Help"
No menu "Canvas" escolha "Open Image". Vai aparecer "File Browser".
Este tem um filtro de tipos de arquivo à direita, mas eu sempre uso "Best
Guess" . Entre os recursos do Xpaint estão (acabei de testar):

. normalize contrast
. pixelize
. smooth

e vários outros.

Não acho o Xpaint difícil de usar, só não uso mais porque meu talento
artístico ficou na encarnação passada e eu não desenho nem ovo direito.

> TGif -- muuuito leve (e meio primitivo). Suporta algumas funcionalidades de

> Eu não sei (pelos seus comentários) se eles vão me ajudar muito, mas
> especialmente o XFig eu vou testar (são 3h da manhã, fica para a próxima
> madruga) eu lido com latex e exportar para eps é algo muito interessante
> (ah! eu sei que por isso apenas eu uso o menu de ações do konqueror, mas eu
> edito a imagem e depois salvo, para só depois mudar o formato. podendo
> fazer tudo de uma vez fica bem mais rápido)

Boa parte das funções do Xfig também estão no Tgif, que parece ter sido
originalmente criado para substituí-lo. A vantagem do Tgif é a interface mais
intuitiva. O legal destes programas é que eles também importam formatos
esquisitos e, pasme, PODEM SER USADOS PARA FAZER LAYOUT DE PÁGINA EM
POSTSCRIPT!

Eu já fiz algo assim uma vez usando o Tgif (no tempo em que eu era muito mais
jovem e tinha muita paciência). Você define áreas de imagem e de texto e vai
botando conteúdo. É sem jeito, mas com jeito e cuspe vai.... Fiz um
jornalzinho escolar para a minha namorada (quando ela estava no segundo
grau). Lembro-me que foi um trabalhão porque o Tgif não quebra linhas, então
eu tinha que colar o texto como EPS (que loucuras já não fiz só para continuar
usando Linux!)

Daí você exporta pro que quiser (PS, PDF ou TIFF, por exemplo)....
IMPORTANTE: As fontes aparecem feias, pixelizadas, mas quando você exporta
elas estão perfeitas.

--
José Geraldo Gouvêa