[Ubuntu-BR] Editor de fotografias

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Terça Abril 25 02:49:01 UTC 2006

Em Segunda 24 Abril 2006 18:38, J. F. Mitre escreveu:
> Meus caros,
>    estou em busca de um pequeno editor de fotografias.
>    E é claro, eu conheço o GIMP, meu problema é um pouco mais "complicado".
> O Gimp é simplesmente muito poderoso para mim.
>    O que eu preciso é algo que seja clone do "Microsoft Photo Editor" (que
> acompanha o office) não um clone do Photoshop.

Sorte sua, se você precisasse de um clone do Photoshop nem o GIMP salvava sua
pele...

>    É evidente que o Gimp é capaz de resolver qualquer problema que eu
> queira, mas isso implica em aprender muito para usar pouco, e pior, usar
> mais recursos de computador do que o necessário.
>    Bem, o que eu preciso: redimencionamento, crop
> (recortar/copiar/colar/novo), ajuste automático de brilho e cor.
>    Eu realmente não preciso de nada mais do que foi mencionado acima.

XPaint -- Usa as bibliotecas nativas do X e possui muitos recursos, como
pincéis, ajuste de cor, conversão entre formatos, recortar e colar, desenhar.
Tudo que o Microsoft Paint faz e uma boa parte do que fazem programinhas como
PaintShop . Empacotado bonitinho pelo Ubuntu.

GPaint -- é um pouco mais pesado e tem menos recursos que o XPaint, mas faz
parte da distribuição padrão do Ubuntu. Depende do Gnome2

KolourPaint -- equivalente ao MS Paint em recursos (na verdade tem algumas
poucas funções a mais). Suporta mais formatos que o Xpaint (e talvez mais que
o GPaint, mas eu nunca usei este, entõa não posso garantir). Depende do KDE

OpenOffice Draw -- você provavelmente já tem o OpenOffice, então experimente o
que ele pode fazer por você (pouco, mas não vai te custar mais nenhum
trabalho de instalar, configurar, etc .)

TGif -- muuuito leve (e meio primitivo). Suporta algumas funcionalidades de
edição de imagem e permite importar alguns tipos arquivos do tipo raster
(JPEG, GIF, PNG, TGA, BMP). Não sei se faz coisas como corrigir balanço de
cores pois eu não tenho saco de ficar usando. Mas você dificilmente vai achar
algo mais leve (e já empacotado no Ubuntu).

XFig -- Agora eu já estou pegando pesado! Leve é até apelido. Este programa é
do tempo do computador a lenha. Sua interface é do tempo em que ícone era
novidade! Mas ele importa imagens e faz alguns truques com ela. Destaque para
a exportação em formatos que normalmente não são suportados por programas
comuns, tais como EPS (Encapsulated PostScript), PDF, TeX, Fig, etc.

--
José Geraldo Gouvêa