[Ubuntu-BR] Editor de fotografias

J. F. Mitre jfmitre em gmail.com
Segunda Abril 24 21:38:20 UTC 2006

Meus caros,
   estou em busca de um pequeno editor de fotografias.
   E é claro, eu conheço o GIMP, meu problema é um pouco mais "complicado".
O Gimp é simplesmente muito poderoso para mim.
   O que eu preciso é algo que seja clone do "Microsoft Photo Editor" (que
acompanha o office) não um clone do Photoshop.
   É evidente que o Gimp é capaz de resolver qualquer problema que eu
queira, mas isso implica em aprender muito para usar pouco, e pior, usar
mais recursos de computador do que o necessário.
   Bem, o que eu preciso: redimencionamento, crop
(recortar/copiar/colar/novo), ajuste automático de brilho e cor.
   Eu realmente não preciso de nada mais do que foi mencionado acima.
   Por isso a minha primeira frase foi "em busca de um pequeno editor de
fotografias" é pequeno mesmo.
   Eu que sei, pelo menos o redimencionamento eu posso fazer pelo KDE
(plugin no konqueror do Imagemagick) e isso serve completamente os meu
propósitos, então resta: crop (recortar/copiar/colar/novo), ajuste
automático de brilho e cor.
   Alguém conhece de alguma programa que faça só isso de forma razoável ?
   Basicamente eu não consegui achar nada para editor de fotografias, apenas
muitas referências de usar o Gimp, algumas de como usar o ImageMagick e
muitas referências de softwares "clones" do Corel ou do Adobe Illustrator,
como o Sopodi ou o Inkscape, o que não é o que eu busco.
   Uma observação importante: a palavra "clone" foi utilizada nesse e-mail
apenas para poupar palavras e me fazer entender em poucas linhas no decorrer
do texto, mas nem de perto eu considero qualquer um dos programas citados
clones "diretos" dos seus equivalentes ao Windows, eu prefiro pensar que de
fato são softwares equivalentes (não dou palpites sobre qualidade, pois não
estou qualificado para dar uma opinão sobre esse tipo de ferramenta, seja
para windows ou linux)

Bem, qualquer sugestão é muito bem vinda, seja ela disponível ou não via
apt-get.
Muito obrigado
J. F. Mitre