[Ubuntu-BR] problemas ao gravar cds de dados

J. F. Mitre jfmitre em gmail.com
Segunda Abril 24 20:34:33 UTC 2006

On 4/24/06, Luis Gomes <luisdmgomes em gmail.com> wrote:

> Quando instalei o ubuntu aqui em casa, em dual com o xp, deixei uma
> partição
> em fat, para troca entre os dois sistemas, dai nela ficam meus arquivos,
> minhas musicas, enfim.
> Percebi, quando instalei, que alguns nomes de arquivos que possuiam alguns
> caracteres, apareciam com uma grafia esquisita no linux, e se eu
> renomiasse
> a grafia ficaa errada no windows, acabei por deixar da forma que tava.
> Bem, ontem fui tentar gravar alguns arquivos meus em um cd e deu erro,
> isso
> [...]

Luis,
 modifique o "locale" default do sistema Linux para ISO-8859-1 e passe a
usá-lo
 para isso digite: sudo dpkg-reconfigure locales
 isso deve resolver o seu problema.

Outra coisa: caso não queira fazer nenhuma modificações do tipo, utilize
nomes sem espaço, acentos ou outro caracter diferente.

 Mas explicando: o Linux possui a possibilidade de utilizar diversas
codificações de caracteres, o Ubuntu 5.10 (e acredito que todos os demais)
utilizam como default a UTF-8, já o Windows utiliza a ISO-8859-1, ou seja,
diferente. Essa observação de nomes esquisitos entre os sistemas é por que
cada sistema está vendo uma codificação de caracter diferente, colocando
todos sobre a mesma lingua tudo será resolvido;

MAS ATENÇÂO: Alguns arquivos texto podem aparecer com os caracteres
diferentes ao serem abertos por alguns programas ou no próprio terminal por
causa dessa moficação, para corrigir abra o arquivo com o gedit (ele exibirá
o arquivo perfeitamente, incluindo codificação) e selecione: "salva como",
no menu escolha a codificação ISO-8859-1.

Até.
J. F. Mitre