[Ubuntu-BR] M O O B U N T U

Paulino Michelazzo listas em michelazzo.com.br
Sábado Abril 22 12:24:31 UTC 2006

2006/4/22, rics <ricardo.cezar em gmail.com>:
> Eu acho muito ruim esse lance de ter uma distro pra cara fim específico. Dá
> uma idéia errada de que se o cara quiser trabalhar com multimídia ele terá
> que ter uma distro. Se ele quiser trabalhar com programação, outra distro.
> Se ele quiser navegar na internet, outra distro. Se ele quiser olhar o céu
> em noite de lua cheia, outra distro...

A pluralidade do software livre é algo no mínimo, maravilhoso.

Não vejo desta forma, mas sim que podemos ter a ferramenta certa para
o trabalho a ser executado. Se possuímos uma distro para multimídia,
por exemplo, esta é otimizada (pelo menos penso que seja) para este
segmento. Assim a pessoa que usa especificamente multimídia, poderá
contar com uma distro focada nisso sem se preocupar com qualquer outra
coisa.

Isso acontece, por exempo na própria área de vídeo onde a distribuição
usada para renderização de imagens é específica para isso ("hackeada"
para tal fim) e não uma distro "padrão". Com isso ganha-se tempo,
performace, estabilidade e etc.

> Acho que os esforços deveriam ser focados em coisas mais objetivas. Tipo,
> que tal um site ensinando como configurar o Ubuntu para trabalhar com
> multimídia? Dicas de hardware, pacotes, repositórios específicos... Se o
> negócio é desenvolver, talvez fosse melhor pegar algum programa já começado
> e ajudar a evoluir ele. Ou começar um projeto do zero..

Não vejo necessidade em começar do zero. Novamente, o software livre é
usado para isso mesmo. Pega-se algo pronto, deriva-se e faz-se outra
coisa baseada na inicial. O prórpio Ubuntu é isso: um conjunto de
várias particularidades de distribuições colocadas em uma só. Imagine
se fossem construir do zero. Ainda não estaria pronta ;)

Abraços.
Paulino Michelazzo

PS: Não sou desenvolvedor de SO mas tenho outras áreas de atuação. Se
precisar de ajuda para tradução, desenvolvimento de textos e área de
web, é só avisar que dentro de minhas possibilidades de tempo, estarei
participando.