[Ubuntu-BR] M O O B U N T U

liquid slave liquuid em gmail.com
Sábado Abril 22 11:41:04 UTC 2006

Oi pessoal,

Eu sou o Fernando conhecido por uns como "Slave" e pela maioria como
"Liquid", desenvolvedor de distribuições linux para fins específicos como o
falecido metalinux (metalinux.codigolivre.org.br)  para máquinas velhas,
komain ( http://komain.sf.net) para fins educacionais entre outras pirações.
À cerca de 8 ou 9 meses comecei a trabalhar em uma distribuição voltada para
multimídia com programas para edição de vídeo e áudio baseada no ubuntu,
nada
demais, é só uma distribuição com pacotes que ainda não existiam para o
ubuntu por diversas razões. Por ser uma distribuição nacional pude me dar ao
luxo de incluir na
distro suporte ao mp3 e dvds com proteção e programas de criptografia (já
que a lei de patentes não vale aqui por enquanto), e ela está bastante
estável coisa e tal. Mas
como ela foi feita por encomenda seu desenvolvimento era feito sem muitas
pretenções e de forma fechada, como pedi demissão do meu emprego gostaria de
começar
um outro projeto com os mesmos objetivos mas desenvolvido junto à comunidade
ubuntu-br e ubuntu-stúdio.
O astronauta (Mark) , topou financiar essa distribuição e já comprou o
domínio www.mubuntu.com, mas isso não fica pronto em menos de um ano. Os
contatos e as negociações
feitas com o Mark foram feitas pelos meus antigos patrões e não tenho a
menor idéia da real situação e de como o projeto oficial vai andar e nem
quem vai manter.
Mas moobuntu ( com dois o's ) já está em fucionamento em umas 50 máquinas em
São Paulo e no Rio como partes de um projeto chamado pontos de cultura, e em
duas semanas em mais 150 máquinas Brasil a fora. Pesquise no google o ponto
de cultura mais próximo da sua casa.
A brincadeira é lançar junto com o Dapper uma versão paralela e não oficial
com foco em multimídia seguindo os mesmo preceitos do ubuntu oficial, de
preferência em liveCD com script para instalação.
Tenho alguma estrutura para tocar esse projeto, como servidores para
hospedar a ISO, uma lista, um CVS/SVN coisas do tipo, a gente só precisa se
estruturar e começar o trampo.

--
See Ya

"Desktop Linux: If We Build It, Will They Come?"

http://xsl4v3.metareciclagem.org
Jabber: xsl4v3 em jabber.org
Ekiga:liquid em ekiga.net
http://www.flickr.com/photos/slave/