[Ubuntu-BR] Rede no Ubuntu

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Terça Abril 18 00:13:09 UTC 2006

Há um problema com a rede em meu sistema que está me botando "pt" da
vida com notável freqüência: o ubuntu não está preservando as
configurações de rede após o reboot. Como resultado, cada vez que
reinicio tenho de reinformar os dados para que a internet funcione!

Meu computador está conectado à internet através de uma rede WLAN usando
uma bridge e uma antena exterior. Meu endereço de IP é fixo e eu tenho
acesso a dois servidores de DNS: 200.XX.XXX.XXX e 201.YY.YYY.YYY no
domínio de busca rede.com.br.

Ter dois servidores de DNS é uma boa idéia porque meu provedor costuma
fazer freqüentes atualizações de seus servidores (ambos rodando
Slackware) e se eu não tiver acesso a dois DNS posso ficar sem internet.

Bem, cada vez que inicio meu computador eu espero estar conectado à rede
e com ela funcionando a todo vapor! Só que tem dias (cada vez mais
freqüentes) que ela não funciona. Então eu vou verificar as
configurações de rede e lá está apenas um servidor DNS e não está
registrado o domínio de busca (todos os demais dados de configuração
estão certos).

Com o tempo passei a monitorar a questão e descobri que SEMPRE que meu
computador inicia ele retorna às configurações que eu fiz quando
instalei o sistema. Nem a pau eu descubro como fazer ele reconhecer os
novos parâmetros (DNS secundário e domínio de busca).

Como posso fazer isso funcionar?

Alguém pode me dar uma luz?

--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>