[Ubuntu-BR] [instalar "ene" linux como?]

Flavio Henrique Araque Gurgel fhagur em gmail.com
Terça Abril 4 18:49:42 UTC 2006

> - Dado um hd limpo como instalar duas distribuições?
> - Dado um hd já com um linux instalado (no meu caso ubuntu somente), como
> instalar
>   e não perder as informações do ubuntu?

Tanto faz, com HD limpo ou não, é possível e relativamente fácil.
Com HD limpo, basta particioná-lo e instalar cada distro numa partição e
depois configurar o grub ou lilo (bootloaders) para carregar uma ou outra.

Com HD já em uso, siga as instruções do nosso amigo que já te respondeu.
Se o HD ainda tem uma partição livre, instalações com o Debian e Ubuntu além
de te deixarem escolher em qual partição instalar, perguntam se você quer
manter o bootloader que já estava usando (daí é só configurá-lo após a
instalação) ou, melhor ainda, instalam o bootloader pra você e tentam
aproveitar a configuração já feita, habilitando ambas as distros, tudo
automático.

Na hora do boot, um menu do bootloader (grub no caso do Ubuntu, aparece
pressionando esc na hora do boot) vai deixá-lo escolher qual distro
"bootar".

De qualquer forma, se pareceu complicado, tem dezenas de tutoriais pelo
google afora.

Abraço!
Flavio.