[Ubuntu-BR] configuração

Davyd Debian davyd em debian-am.org
Quinta Setembro 8 15:35:31 UTC 2005

Luis Felipe Pigozzo escreveu:

> fiz uma configuração de rede para etho:1 que é um alias de rede
> e tenho uma configuração de uma montagem de pasta =  mount /dev/hda5
> /mnt/diretorio
>
> mas toda vez tenho que refazer, onde coloco isso pra poder fazer
> automático e que a permissão seja FREE ou seja, todo mundo lê, escreve
> e altera...
>
> aproveitando o e-mail queria saber como posso cancelar algumas coisas
> que inicializam no ubuntu como por exemplo o sincronizador de hora...

Olá Felipe,

1) O alias é eth0, eth(zero); você precisa configurar as informações de
configuração de rede dentro do arquivo

/etc/network/interfaces (com permissão de root)

2) para fazer a montagem automática do dispositivo você deve colocar as
informações dentro de

/etc/fstab -> é só copiar a linha onde tem /dev/hda2 e alterar as
informações para o seu diretório.

para a permissão ser completa, você precisa digitar chmod 777
/mnt/diretorio, como root claro.

3) para cancelar o serviço de sincronismo de hora no ubuntu, remova o
script na seguinte pasta:

rm -rf /etc/init.d/ntpupdate (o nome deve ser esse, ou é bem parecido
com isso, não tem como errar);

4) para controlar melhor isto, basta você instalar o programa rcconf

apt-get install rcconf

depois de instalar é só rodar o programa rcconf e desmarcar as
aplicações que você não quer que inicialize.

um grande abraço,

Davyd Smelk