[Ubuntu-BR] Apresentação e artigos

Paulino Michelazzo listas em michelazzo.com.br
Quarta Outubro 5 15:10:27 UTC 2005

Simone,

Já que pediu algumas dicas, lá vai:

1) Não seja sectária e tampouco inflexível. A comunidade de SL tem um
mau costume e ser extremamante inflexível e muito, mas muito ortodoxa em
seus métodos de ação. Isso acaba afastando as pessoas por medo
principalmente. Existe sim software livre para Windows e em alguns
momentos Windows é á unica coisa que faz funcionar, infelizmente.
Aprender a admitir isso e tratar o assunto como algo contornável é a
melhor forma de argumentação.

2) O argumento do SL não é o preço como muitos acham. Também não é
segurança e muito menos não ter vírus. SL é questão de liberdade. Usamos
por ser livre e não por ser de graça. Mostrar isso de forma clara e
inteligente ajuda a trazer pessoas para nosso lado.

3) Qualquer usuário pode aprender a usar SL da mesma forma que qualquer
pessoa pode aprender alemão ou grego. Não caia no conto que SL é somente
para estudantes ou nerds. Isso não cola. SL é para todos que precisam e
desejam, além de um bom produto, liberdade (principalmente esta
segunda).

4) Use SL. De nada adianta você falar falar e falar dele e não usar. Tem
que usar na escola, em seu notebook, em seu trabalho, em sua casa. As
pessoas começam a ver aquilo e perguntam o que é. Muitas delas vão rir
de você. Não se preocupe pois no primeiro problema de backup por causa
de vírus, você dará risadas e terá gente ao seu lado morrendo de inveja.

5) Fale sempre de SL. Fale no avião, no ônibus, na escola, no trabalho.
Somente não fale na hora da "tv desligada" que seu namorado te mata :)
(mas depois dela, sem crise. Experiência própria :) Quanto mais
falarmos, mais as pessoas ficarão curiosas e vão querer saber. Se
colocarmos a curiosidade para funcionar, depois apresenta o tux (um fofo
não é?) e pronto, está feito :)

Poderia te dar mais uma dezena de dicas mas ficará muito grande. Quem
sabe não faço um FAQ sobre isso :)

Obrigado e grande abraço. Que a liberdade esteja contigo, sempre

Paulino.

--
Paulino Michelazzo
http://www.michelazzo.com.br