[Ubuntu-BR] kernel especial

fernando henrique xsl4v3 em gmail.com
Segunda Novembro 28 09:56:42 UTC 2005

José Geraldo Gouvêa wrote:

>Pelo que andei pesquisando na internet, é vantajoso ter um kernel
>compilado com optimizações para o meu processador (AMD K-6II de 450MHz).
>O problema é que este kernel não é normalmente fornecido por nenhuma
>distro.

Então, ter ou não o kernel compilado para seu processador não influência
tanto assim na velocidade do sistema como um todo, outros detalhes que
devem ser observados são :

* Ultra DMA habilitado, de que adianta um processador rápido se o acesso
ao disco se faz à 500 kb/s ? para ver se o seu hd/cd-rom/dvd-rom  tem
esse recurso habilitado use o comando : hdparm /dev/hda ( hdb | hdc |
hdd | sda | sdb ....). Veja a saída do meu hdparm :

maizena xsl4v3 # hdparm /dev/hda

/dev/hda:
 multcount    =  0 (off)
 IO_support   =  0 (default 16-bit)
 unmaskirq    =  1 (on)
 using_dma    =  1 (on)    <------------------------------ Esse flag
indica se o dma está ou não habilitado.
 keepsettings =  0 (off)
 readonly     =  0 (off)
 readahead    = 8192 (on)
 geometry     = 16383/255/63, sectors = 30005821440, start = 0

* Você tem memória para rodar o sistema ? Tenho pra mim uma tabelinha de
RAM X WindowManager :

- 32 Mb ( ou menos ) -- Windowmaker, *box , FVWM, TWM, ion , amii ,
evilwm , icewm
- 64 Mb  -- xfce3
- 96 Mb  -- xfce4
- 128 Mb -- KDE 2, gnome 1.xx
- 160 Mb -- KDE 3 , gnome 2

Lembro ainda que alguns softwares são verdadeiros pesos pesados, o
firefox requer pelo menos 64Mb o openoffice 128 Mb...
A quantidade de swap que você disponibiliza também influência muito no
desempenho, se vc tem 128 de RAM não adianta colocar 512 de swap, o
sistema vai fazer mal uso dele e vai deixar sua máquina uma carroça, ok
? Em casa possuo 3 micros com 128 , 384 e 512 de ram respectivamente, só
uso swap no de 128, na boa acima de 300 de RAM da pra usar o sistema sem
swap desde que vc tenha juizo, e trabalhar com apenas um peso pesado por
vez. Sem swap o desempenho sobe muito !
Um antigo guru meu sempre dizia que a partir do momento que seu sistema
usa mais que 50% da swap é hora de comprar mais memória.

* Você já desabilitou seus serviços hoje ? Um hábito ruim de
distribuições baseadas em RH, Debian e Suse é mania de habilitar os
serviços já durante
a instalação. Se você instalar o  apache, ssh, vnc ou qualquer outra
coisa eles serão ativados durante o boot tomando um tempo danado, além
de gastar bastante RAM. O ubuntu é uma das distros mais lerdas pra
inicializar , tenho um ibook g3 500 com 384 de RAM, o ubuntu me tomava
quase 2 minutos e meio pra inicializar, até o dia que sai tirando tudo
quanto é serviço da inicialização... consegui reduzir o tempo de boot
para a metade.

Se não me engano no ubuntu o runlevel padrão é o 2, então entre no
diretório /etc/rc2.d/ e delete os links de serviços que você não usa,
muitos deles são descartáveis como ajuste de relógio pela internet, cron
(se vc não sabe como usar)... Existe um aplicativo que facilita  a
retirada dos links, mas não sei o nome dele no ubuntu, no redhat era o
ntsys alguma coisa.

*

--
See Ya