[Ubuntu-BR] Planet e outros assuntos

Francisco Marcelo Mendes Damasceno marcelomendes em gmail.com
Quarta Novembro 16 00:49:45 UTC 2005

On Tue, 15 Nov 2005 22:16:32 -0200
KurtKraut <kurtkraut em brasnet.org> wrote:

> Agora vamos a prática:
>
> Um usuário Ubuntu se candidata a fazer parte do Planeta. Agora como
> avaliar se um blog tem seu conteúdo relacionado com Linux, Ubuntu,
> Open Source ou Software Livre ?

Presume-se que quem "candidata" seu blog para estar no Planeta, tem
algum vínculo com Ubuntu ou Software Livre.

> Se ele tiver uma postagem sobre o Ubuntu, ok, é um texto sobre o
> Ubuntu... mas será que esse autor vai manter uma produção ligada ao
> eixo Linux/Ubuntu/OS/SL ? Isso é uma dúvida difícil de tirar. Você
> pode achar que um texto ten a ver com Software Livre e eu achar que
> não, que a relação é muito indireta. E aí, como fica ?  Percebe que a
> dúvida é grande ?

Não, não é, não podemos prever o futuro, mas é fácil tomar medidas
caso algum post não esteja encaixando nos assuntus pertinentes, primeiro
porque o blog DEVE ter uma categoria Ubuntu/Software Livre, ou DEVE
ser um blog específico pra isso, no caso do blogspot, e acho pouco
provável que alguém com essa "categoria" vá postar algo não relacionado,
e se houver, é muito simples advertir e retirar o post, se necessário.

> Se o autor tiver duas postagens ligadas ao eixo Linux/Ubuntu/OS/SL,
> fica um pouco mais fácil. Por mais que eu e você tenhamos dúvidas se o
> primeiro texto está dentro do eixo, o segundo pode nos tirar a dúvida.
> Lendo o segundo podemos ver se a produção desse autor está contida
> dentro do universo esperado de temas para o Planeta.
>
> Agora, quando se tem 3 textos, para se avaliar se o blog está dentro
> de Linux/Ubuntu/OS/SL fica extremamente mais fácil, fica bem claro. Dá
> uma excelente segurança sobre isso e o risco de dúvidas é quase nulo.

A dúvida pode ser tirada no primeiro post publicado do tal BLOG
candidato, se tiver no "padrão" deixa, senão entra em contato com o
autor. E remove *se* necessário.

> A regulamentação do artigo 3 serve para justamente isso. Para deixar
> as regras de adesão claras, numéricas, e não arbitrárias demais (ex.:
> você achar que um texto é sobre SL e eu não).

Todos são inocentes até que se prove o contrário, acho preconceituso
esperar o *mal* de alguém que entrou em contato pra contribuir. Vejam o
exemplo do Wiki, ele está lá, aberto, e qualquer um pode se cadastrar e
editar, caso apareça algum espertinho e faça algum tipo de vandalismo,
é simples, descadastra o "meliante" e usa-se do sistema de segurança do
Wiki pra restaurar o Original. Agora pergunto, quantos wikis de
software livre vocês conhecem que foram depredados por "vândalos"
digitais? Eu não conheço nenhum.

> - Essa definição serve para medir qualidade ? NÃO. Diferentemente como
> alguns levantaram 'quantidade não é qualidade', essa idéia tem nada a
> ver com qualidade.
>
> - Essa definição serve para exigir volume ? NÃO. Ninguém é obrigado a
> todo mês a escrever 3 textos. Apenas para começar você precisa
> produzir 3 textos. Uma vez dentro do Planeta, não há obrigatoriedade
> nenhuma quanto volume de textos.
>
> - Essa definição serve para elitizar o Planeta ? NÃO. Não é somente a
> 'elite' que é capaz de escrever 3 textos.
>

> Espero que tenha sido esclarecedor.

Repito o que eu disse, Pra quê esse rebuliço todo, pra uma coisa que
estava caminhando tão bem?

espero também ter sido esclarecedor.

Abraços

--