[Ubuntu-BR] Planeta quebrado?

Andre Moraes andrelmoraes em gmail.com
Quinta Novembro 3 15:56:20 UTC 2005

Og,

On 11/3/05, Og Maciel <og.maciel em gmail.com> wrote:
> Nao sei se mais alguem esta' tendo problemas ou nao, mas o planeta nao
> parece estar puxando os meus posts mais...

Não sei se ajuda, mas feed do teu blog estava apresentando o mesmo
problema que o do meu, quando instalei o planetplanet em casa, para
tentar debugar o feed do Linux Daily Log.

Na minha instalação, o que estava acontecendo com os feeds dos nossos
blogs é que independente da codificação que usada para gerar o feed do
LDL, o mesmo estava sendo codificado como 'utf-8' e o codec padrão da
minha instalação do python-2.4 estava setado para 'ascii' (pacotes e
configurações padrão do Breezy). Resultado? Não conseguia carregar
nenhum feed que tivesse as mesmas características que encontrei nos
dos nossos blogs (testei alguns feeds de outros sites que reportavam o
mesmo erro e o comportamento foi similar). O erro que eu encontrei foi
o seguinte:

(...)
File "/var/www/planetplanet/feedparser.py", line 897, in resolveRelativeURIs
   data = p.output()
 File "/var/www/planetplanet/feedparser.py", line 853, in output
   return "".join(self.pieces)
UnicodeDecodeError: 'ascii' codec can't decode byte 0xc3 in position
36: ordinal not in range(128)

Em resumo, só funcionou quando eu setei o codec para 'utf-8' na mão
grande (/usr/python-2.4/site.py) e mandei o planet buscar os feeds.
Todos que estavam dando problemas funcionaram e os que já funcionavam
continuaram funcionando.

Pelo que pude entender, já que sou leigo em python, a função que
define o codec localiza a definição nas variável LANG e LC_* e, se não
encontrar nenhuma definição, utiliza o default, que é o 'ascii', aí a
coisa deixa de funcionar.

Espero ter ajudado.

Abraços,

--