[Ubuntu-BR] Problema de particionamento de disco persiste

blconde blconde em ig.com.br
Terça Novembro 1 12:04:13 UTC 2005

Caros Ubuntistas (não é assim que vocês decidiram auto dominar-se?),

O Og Maciel já prestou sua ajuda, mas continuo com o mesmo problema.

Digitei o comando “hdparm -d 1 -A 1 -m 16 -u 1 -a 64 /dev/hda” durante o
boot, apareceu a seguinte mensagem “Could not find kernel image: hdparm”.

Ignorei e procedi a instalação. Tive o mesmo problema de particionamento de
disco “Input/output error during read on
/dev/ide/host0/bus0/target0/lun0/disc”.

Então abri um prompt de comando e digitei novamente “hdparm -d 1 -A 1 -m 16
-u 1 -a 64 /dev/hda”. Apareceram diversas mensagens, aparentemente
confirmando este comando.

Persistiu o erro no particionamento de disco “Input/output error during read
on  /dev/ide/host0/bus0/target0/lun0/disc”.

Breve histórico:
Tenho o Cd de instalação do Ubuntu 5.04, formatei o HD para a instalação do
Ubuntu e não consegui particionar o disco a partir do "Particionamento
assistido".

Foi identificado meu HD: IDE1 principal (hda) – 4.3 GB VG34323A (4.32 GB).

Depois foram estabelecidas as seguintes partições:
#1 primária 4.1 GB ("raio p/ baixo") (smilie) ext3 /
#5 lógica 213,8 MB (smilie) swap swap

Aceitei e escolhi finalizar a partição. Contudo apareceu esta mensagem de
erro:

Input/output error during read on  /dev/ide/host0/bus0/target0/lun0/disc

ERROR!!!

Informações adicionais: Não tenho certeza se o tipo de HD que tenho é SATA.
Tenho este CPU desde 2002 e ele esteve todo o tempo com Windows 98. Trata-se
de AMD Duron 750 MHz, com 256 MB de RAM, placas de som e vídeo On Board.

Espero a ajuda de vocês para saber como proceder.

Atenciosamente,

Bruno Conde
blconde em ig.com.br