[Ubuntu-BR] ç e caracteres com acentos aprecem como [] no menu do openoffice? como corrigir?

Sergio Pereira sergiopereira em sein.com.br
Sexta Julho 15 17:36:26 UTC 2005

Tive esse problema com meu notebook.
Vou colar, a seguir, o que recebi na lista e o que eu tive de acrescentar:

1 - "Heitor Moraes" wrote:

Então esse não é um problema do Ubuntu.
É um problema do Linux.

Digite:

$ sudo dpkg-reconfigure locales

Escolha:

pt_BR ISO-8859-1

E desmarque as opções do Unicode (UTF8).
Isso vai fazer o console voltar ao normal.

O problema é que o GNOME está em Unicode.
Isso significa que nomes acentuados no GNOME e no console não serão
compatíveis.

Eu deixaria o console em Unicode e usaria o terminal dentro do GNOME.
É uma questão de tempo até corrigirem o suporte a Unicode do kernel Linux.

2 - O que tive de acrescentar:
Amigo, muitíssimo obrigado pela ajuda.
Funcinou 100%. Agora, se criar um arquivo chamado "anão" no terminal, e
fizer um ls no terminal pelo gnome, aparece correto "anão".  E vice-versa.
Além do que você sugeriu, fiz o seguinte:
- editei o /etc/locale.alias e mudei a linha "portuguese
pt_PT.ISO-8859-1" para "portuguese1      pt_PT.ISO-8859-1"
- criei "portuguese      pt_BR.ISO-8859-1"  e  "pt_BR
pt_BR.ISO-8859-1"
- export LC_ALL=pt_BR

Um abraço,
Sergio