[Ubuntu-BR] Travando na instalação em "Instalando pacotes...0%" após reiniciar a maquina...

Joel Gangi joelinux em terra.com.br
Sábado Dezembro 24 15:18:48 UTC 2005

Ola a todos!

Já a algum tempo me interesso por Linux, e agora que encontrei
o Ubuntu resolvi entrar de vez pra esse sistema. Gostei principalmente
por causa do live CD que me impressionou de cara.
Resolvi instalar o sistema num micro que montei soh pra usar Linux.
A configuração do equipamento é a seguinte:

Athlon 1 Ghz
Placa ASUS A7VL-VM (com video e som onboard)
Placa rede 3com 3C905C
2 x 128MB / PC133 / NEC
HD 60GB Maxtor
Ubuntu 5.10 Install CD

De inicio ao instalar o Ubuntu recebia uma mensagem dizendo que nao
havia espaço para gravar um determinado arquivo em /var/.... fiz todo
tipo de teste que podia: troquei o HD, testei a memoria, puxei e gravei
outra imagem do Ubuntu Install CD, etc... Ate que descobri que o
erro acontecia não pela falta de espaço no HD, mas por não existir os
arquivos que o intalador estava querendo copiar. Durante a instalaçao
eu seleciono Portugues-Brasileiro / layout de teclado Brasileiro ABNT-2.
Ai para resolver esse problema usei a opção de boot
"archive-copier/copy=false"
essa opção faz o Ubuntu não gravar os arquivos de cache em disco.
Agora estou com outro problema que já procurei solução em varias
listas e foruns referentes ao Ubuntu. Apos a primeira parte da instalação
o sistema pede para retirar o CD e reinicia a maquina, ai mostra uma tela:

Instalando pacotes

Preparando para a instalação

0%

fica em 0% e nao sai disso, sendo que o micro nao esta travado pois
consigo alterar para outro console atraves do ALT+F4 e nesse aparece
as seguintes mensagens:

Lendo lista de pacotes...
Construindo arvore de dependências...
Pacotes recomendados:
     laptop-detect
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
     xresprobe

A instalação fica parada em 0% e o terminal 4 nessas mensagens acima.

Já verifiquei atraves do terminal 2 que a conexão com a internet esta
normal e o arquivo sources.list do apt-get esta apontando para os
repositorios no Brasil.
Antes de reiniciar o micro o Ubuntu passa por uma etapa "Verificando
repositorios" e não apresenta erro algum, sendo assim acho que esta
tudo certo quanto a isso.

Agradeço caso alguem tenha alguma dica ou saiba de algum documento voltado
para a instalação do Ubuntu que possa resolver esse meu problema, pois seria
de grande valor um texto especifico falando sobre os potencias problemas
durante a instalação do sistema.

Obrigado e abraços a todos.
Joel Gangi.